domingo, 6 de dezembro de 2009

Uma "Reportagem" chocante

Vi há dias a Grande Reportagem "Filhos do Coração" de Alexandra Borges na TVI sobre a escravatura de crianças no Gana. A primeira denúncia pública dessa escravatura só aconteceu em Outubro de 2006, no The New York Times. Sharon Lafraniere assinou um artigo na 1.ª página desse jornal, depois de passar alguns meses no lago Volta, onde relatava a violência a que as crianças pescadoras estavam sujeitas e apresentou ao mundo Mark Kwadwo, um menino de 6 anos que tinha sido vendido pelos pais, juntamente com dois irmãos mais velhos (Hagar, 10 anos, e Richard, 9 anos) por menos de 30 euros.
A história destas crianças chocou o mundo e indignou particularmente Pam Cope, uma ex-cabeleireira do Neosho, uma pequena cidade americana no Missouri, Texas, que há pouco havia perdido um filho de 15 anos por morte súbita.

Pam Cope não se limitou a ler a notícia. Em menos de uma semana conseguiu angariar 3.600 dólares para financiar o resgate de 7 crianças do lago Volta. "Eu não conhecia a Pam de lado nenhum e aquela mulher depositou o dinheiro na minha conta bancária e disse-me para eu resgatar Mark e os dois irmãos e, se possível, mais 4 crianças ainda antes do Natal!", relembra George emocionado, que ainda hoje colabora no resgate de crianças. E nas férias do Natal Pam Cope tomou um avião e foi até ao Gana.
Em 2007, também Alexandra Borges fez uma reportagem sobre os meninos-escravos e depois de voltar promoveu a campanha «Filhos do Coração» apoiada pela TVI, que permitiu angariar 100 mil euros para resgatar e pagar a educação, saúde e segurança durante 10 anos a dez crianças.
Alexandra Borges quis ir ao Gana uma segunda vez levar o dinheiro e assistir ao resgate dessas crianças. E conta: Os miúdos "adquiriram brilho no olhar, brincam, são crianças, vão à escola... Mas fico sempre com a sensação de missão não cumprida, porque ainda há tanto para fazer... E isso dói. Levei dinheiro, sei que vamos conseguir manter mais crianças livres, mas ainda falta muito. Não há missões cumpridas, apenas algumas pequenas batalhas ganhas".
In O Amigo do Povo
__________
Dá que pensar....
- Que mundo é este que permite estas aberrações?
- Deus fez-se menino há mais de dois mil anos. E nós ainda não aprendemos a respeitar todos os meninos...
- O mundo ocidental roda em balsa louca. Tanta gritaria quando um animal não é bem tratado e tanto silêncio perante CRIANÇAS ESCRAVIZADAS em pleno século XXI!
- Li há dias que um clube de futebol tem 18 milhões de euros para reforçar a sua equipa na reabertura do mercado em Janeiro. Entretanto no Gana uns pais venderam os seus três filhos por trinta euros!!!
- No "natal folclórico de luzes, compras e prendas que o ocidente criou", que lugar tem o homem? Quem repara nestas crianças escravas, espelho da nossa vergonha colectiva?!
--
Balada da Caridade
Para mim, a chuva no telhado
é cantiga de ninar.
Mas o pobre meu irmão,
para ele a chuva fria
vai entrando em seu barraco
e faz lama pelo chão.
---
Para mim, o vento que assobia
é profunda melodia.
Mas o pobre meu irmão,
ouve o vento angustiado,
pois o vento esse malvado,
lhe desmancha o barracão.
---
Como posso,
ter um sono sossegado
Se no dia que passou,
os meus braços eu cruzei!
___
Como posso ser feliz,
se ao pobre meu irmão,
eu fechei o coração
e meu amor eu recusei!


3 comentários:

  1. Boa tarde,

    Vi esta reportagem assim como vi a anterior, um excelente trabalho da jornalista Alexandra Borges.

    Fiquei muito impressionada, mas isso sei que não chega, e por isso nos meus presentes de Natal já está incluído 1 CD para oferta (3 euros)"Filhos de Coração" revertendo um euro a favor das crianças do GANA, podendo eu assim ajudar pelo menos um menino.

    Muita Paz

    Anjo Azul

    ResponderEliminar
  2. Só uma nota em relação ao CD "Filhos do Coração" como é um CD do ano passado, embora esteja na minha lista de presentes, pode já não estar a ser comercializado, mas não há como tentar!

    Muita Paz!

    Anjo Azul

    ResponderEliminar
  3. Toda a razão, Sr. Padre Carlos.
    De facto, vivemos num mundo que perdeu a razão. É como diz: para salvar qualquer animalzinho, mobiliza-se gente e dinheiro. Para pagar aos modernos gladiadores-mercenários da bola há milhões (um escândalo o dinheiro que o Real Madrid pagou pelo Ronaldo!), mas para ajudar uma criança-escravo, quem se preocupa...?
    Os chefes do governo (?) desses países vivem no fausto e na luxúria. Porém, a população morre na miséria.
    Gostaria de chamar a atenção para a ajuda aos leprosos (que ainda os há): com 25 euros entregues à APARF (Assoc. Portuguesa dos Amigos de Raoul Follereau) paga-se uma vacina que evita a lepra nos meninos africanos.

    Aproveitemos o NATAL para meditar sobre as misérias do mundo, e fazer campanhas de alerta.

    Abraço em Jesus e Maria

    Evágrio Pôntico

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.