quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

35º Aniversário dos nossos Bombeiros

1 de Dezembro de 2009. 35º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tarouca.
O início oficial das comemorações teve lugar às 10 horas com o hastear da Bandeira. ÀS 11 horas, começou a Eucaristia de Acção de Graças, seguindo-se a recepção às Entidades Oficias. Logo a seguir, teve lugar a Sessão Solene. Depois houve o desfile motorizado e apeado do Corpo de Bombeiros. Por fim, o almoço de confraternização.

Nós, Bombeiros, damos a mão-de-obra. Compete a outros darem os meios - Disse o Comandante Vasco Lima

A Sessão Solene foi presidida pelo Dr Miguel Ginestal , o qual presidiu pela primeira vez a uma cerimónia deste tipo na qualidade de Governador Civil de Viseu.
Todos os oradores salientaram a alegria que sentiam por estarem presentes nesta cerimónia comemorativa do 35º aniversário dos Bombeiros de Tarouca. Todos felicitaram vivamente os “soldados da paz” pelo trabalho desenvolvido, quer na preservação das florestas, quer no apoio às vítimas de calamidades e de doenças. Todos desejaram as maiores felicidades a esta Associação.
O Presidente da Assembleia Geral, P.e Matias Pereira, frisou a importância desta instituição como transmissora de valores, salientando o facto de muitos bombeiros terem aqui continuado a sua escolarização. Depois de dizer que se sentia em família no meio dos bombeiros, apelou-lhes para que nunca desistam.
O Comandante Vasco Lima, depois de agradecer ao coral da Missa, ao capelão, ao pessoal da logística, aos bombeiros de outras instituições irmãs, às autoridades e aos presentes, a presença nesta festa aniversaria, afirmou que festas, fardas de gala, celebração de eventos, são custeadas com o dinheiro dos Bombeiros, não da Associação.
Vasco Lima sublinhou ainda que “os bombeiros dão a mão-de-obra. Compete aos outros darem os meios.” E acrescentou: “O que entregam aos bombeiros é um investimento na protecção da natureza e na ajuda aos cidadãos em perigo.”
O Presidente da Direcção, Dr Domingos Nascimento, lembrou a criação desta instituição em Tarouca: “ Celebramos a gesta de um grupo de homens que há 35 anos deu corpo a este projecto.”
Disse depois que a Direcção trabalha para ter bombeiros preparados para uma intervenção eficaz, salientando que “temos um comandante experiente e com valores”, um corpo activo competente, uma Câmara e um Presidente da Câmara atentos e colaborantes.
Referindo-se aos corpos sociais, indicou o papel estruturante dos senhores Melo e Zé Félix no dia-a-dia da instituição.
Olhando para o futuro, referiu metas a atingir: um corpo de bombeiros cada vez mais unido, competente e equipado; reorganização do Quartel; aquisição de alguns veículos; assinatura do protocolo referente ao Posto de Emergência Médica, da responsabilidade do INEM. É urgente, quer pela localização geográfica, quer pelas competências já reveladas pelos bombeiros; a Creche Social que vai ajudar Tarouca a viver melhor.
A propósito do Super Bombi, abordou a importância dos projectos sociais como espaço de realização pessoal e, para alguns, profissional.
No uso da palavra, Mário Ferreira, Presidente da Câmara, a propósito deste dia festivo, disse que a farda de gala simboliza a dignidade e a beleza do trabalho efectuado e da missão desempenhada, adiantando que os bombeiros devem, acima de tudo, sentir-se bem dentro da farda de trabalho e com os meios necessários de que precisam.
Disse depois que “o poder político está atento às dificuldades e problemas que os bombeiros possam sentir, pois é uma presença que tem sido activa, passando da palavra ao acto”, referindo que falta à sociedade civil dar mais apoio ao voluntariado.
Sublinhou ainda a boa relação institucional existente entre a Câmara e os bombeiros,” os quais . disse – tanto prezo e estimo”.
Solicitou ao Governador Civil os melhores ofícios , tendo em vista a viatura de que os bombeiros precisam e assinatura do protocolo referente ao Posto de Emergência Médica.
Assegurou ainda o apoio da Câmara às obras de adaptação do actual salão do quartel e a cobertura do espaço das refeições de Verão.
O Governador Civil, Dr Miguel Ginestal, saudou os bombeiros, sublinhando que se trata de “um efectivo muito jovem”.
Dizendo que a defesa da floresta contra incêndios é uma prioridade nacional, falou de “animadores resultados” e indicou a meta a atingir até 2012: “ área ardida inferior a cem mil hectares.” E acrescentou: “Felizmente, nos últimos anos, a grande parte da área ardida não foi floresta, mas mato.”
Assegurou que vai manter a comparticipação que em cada ano, por esta altura, o Governo Civil dá às corporações e vai entrar em contacto com o Governo para acelerar a concretização do Posto de Emergência Médica.
Seguiu-se a assinatura de um protocolo entre a Associação dos Bombeiros de Tarouca e a Câmara Municipal que assegura a comparticipação camarária de dez mil euros mensais. Esta verba permite aos bombeiros reforçar o Serviço de Socorro, possibilitando 2 equipas de trabalho, noite e dia, com eficácia e eficiência.

2 comentários:

  1. Os meus mais sinceros PARABÉNS aos nossos bombeiros, os nossos soldados da paz...
    Obrigado por tudo:pelo esforço, dedicação, simpatia...
    Temos que dar graças por Tarouca ter esses homens e mulheres que lutam pelo bem estar dos outros...
    um abraço
    Ana

    ResponderEliminar
  2. Parabéns aos Bombeiros!!!
    Mas acho estranho ñ haver Cruz Vermelha...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.