quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Minaretes

Minarete é a torre de uma mesquita, local do qual o almuadem anuncia as cinco chamadas diárias à oração.

Pois os minaretes têm andado na boca do mundo, porque os suíços votaram por maioria em referendo a proibição da construção de minaretes no seu país. Acrescente-se que apenas havia 4 minaretes na Suíça que acolhe milhares e milhares de emigrantes de todo o mundo, também muçulmanos.

Acrescento, desde já, que o direito à liberdade religiosa é inalienável. Na Suiça, em Portugal, na Arábia Saudita. Posto isto, pensemos:

1. Surgiu em muita imprensa lusa, na pena e na boca dos mais variados comentadores, uma verdadeira condenação dos resultados do referendo num dos países tido como verdadeiramente democrático. Penso que muitos dos que agora se insurgem contra a vontade maioritária dos suíços, foram os mesmos que aplaudiram o resultado do último referendo sobre o aborto em Portugal.
"Mas... e então a democracia não é a vontade da maioria? Não, não é. A democracia qualifica-se pelo modo como respeita (não é tolera, não) e protege as minorias e faz das diferenças a riqueza da nação." ( Miguel Portas, in Sol de Esquerda)
Sem dúvida que a democracia tem de respeitar as minorias. Mas as minorias não terão que aceitar a decisão das maiorias, livremente e democraticamente expressa? Ou será que as minorias (algumas), pelo facto de serem aguerridas e barulhentas, terão razão sobre as maiorias?

2. Para uma certa esquerda que representa uma burguesia de mal consigo mesma, para os libertários e para um certo pensamento europeu "chic" e relativista, tudo o que sonhem que possa beliscar o muçulmanismo é motivo para desenterrar os machados de guerra, mesmo que as mulheres sejam tratadas no mundo muçulmano da forma que sabemos que são, mesmo que quase não haja países muçulmanos a viver em democracia, mesmo que muitos destes proíbam nos seus territórios outras religiões, mesmo que o fundamentalismo muçulmano espalhe o terror por esse mundo fora.
E pergunto: qual seria a reacção desta gente se a Suíça tivesse proibido torres nas igrejas cristãs? Estaria para ver... Mas não custá muito adivinhar...

3. Que os muçulmanos estão lenta e sedimentadamente a conquistar a Europa, é um facto. Agora, não pelo troar das armas (pelo menos por enquanto), mas pela emigração progressiva e pelo número de filhos que têm. Enquanto a população europeia diminui em virtude da baixíssima natalidade, os muçulmanos têm muitos filhos.
Ora, não será nesta perspectiva o voto suíço? Um tocar a rebate para que a Europa pense na sua civilização? Não terá direito de a preservar? Será que queremos a iranização da Europa?
Os muçulmanos têm todo o direito de viver no continente Europeu. Mas têm igualmente todo o dever de criar nos seus países as mesmas condições de liberdade que reivindicam aos europeus.
E neste aspecto, o silêncio desce sobre certa intelectualidade lusa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.