segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

"Mas as pessoas vão à Igreja por causa do padre ou por Jesus Cristo?"

Resultado de imagem para padre e assembleia cristã na missa"
Naquela paróquia, o pároco falecera. A Diocese nomeou o sucessor. A paróquia  não aceitou a nomeação. Nestas e noutras coisas, alguns fazem-se passar pelo todo. Não sei se é o caso…
O Pároco nomeado tentou tomar passe da Paróquia. Foi impedido de o fazer.
Pode ver aqui.

Onde fica Cristo no meio disto tudo? As pessoas são cristãs por causa do Cristo ou por causa do padre? Adoram quem? Quem é a sua referência, caminho, verdade e luz? Quem salva?
Reparemos. Um cano pode estar enterrado, ferrugento, sujo, mas é por ele que a água chega às nossas torneiras. O Padre, como qualquer outro ser humano, tem defeitos, limitações, falhas, pecados. Ele não é anjo, é humano. Pode até ser como esse tal cano… Mas sem ele não há Eucaristia.  E a palavra do Mestre segue, ontem como hoje, plena e clara: "Quem vos recebe, a Mim recebe."
Já diz o ditado: "Cada mocho em seu galho." A quem compete a nomeação do Pároco é ao Bispo diocesano. Então não troquemos os serviços, cada um que exerça o seu. Ponto.
Vemos que cada vez é maior a escassez de sacerdotes, rareiam as vocações, os seminários têm pouquíssima gente, há padres com várias paróquia a encargo. E qual é a reacção de alguns leigos? Ostracizar, criar problemas, dividir, impedir… Não deveria ser antes acarinhar, apoiar, incentivar, desempenhar devidamente na paróquia e na Igreja os seus serviços laicais???
Se não há padres, acham as pessoas que é com atitudes assim que se desperta nos jovens o desejo de seguir a vocação sacerdotal?
Há bastante  tempo um senhor  contou-me que tivera alguns problemas 'chatos' com o padre da sua paróquia. Mas nunca deixou de participar na Missa. O caso era público, por isso as pessoas admiravam-se de ele continuar a participar na Eucaristia presidida por esse padre. O senhor respondia sempre: "Não venho à Igreja por causa de nenhum padre. Venho para adorar a Deus com os meus irmãos na fé."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.