sábado, 18 de janeiro de 2020

A sete pontos...

Resultado de imagem para fcporto Benfica"
Aí vão sete pontos… E ainda não começou a 2ª volta!
Como não acredito no Pai Natal, o campeonato para o meu Clube é uma miragem. Se um portista acredita sempre, a realidade impõe-se, nua e crua.
Uma equipa que perde com o Gil Vicente, empata em casa do Marítimo e do Belenenses e perde em casa com o Braga, que pode esperar? Até porque o principal concorrente está fortíssimo a nível nacional.
Este Porto é "um credo na boca"! Mesmo quando começa a ganhar, nunca se sabe o que aquilo vai dar. A defesa parece apostada em dar brindes aos adversários, sem mostrar que aprende com os erros. O ataque falha oportunidades sobre oportunidades (então penaltis…).
Raramente pratica um futebol que deixe os adeptos de sorriso aberto. Se ao menos fosse resultadista!...
Lançar jovens não passa de palavras bonitas. Entram, espreitam (quando têm tempo para tal...) e saltam.
Jogadores importantes saíram a custo zero e os reforços chegaram em cima da hora.
A equipa parece intranquila, nervosa, inconsistente.
Aparecem opções tácticas difíceis de explicar.
E já não tenho paciência para desculpas como a arbitragem, a relva, o autocarro, o anti-jogo dos adversários. Isso cheira-me sempre a "desculpas esfarrapadas",  fuga à realidade.
O problema está dentro de nós. Uma direcção decrépita, incapaz, sem fulgor, sem dinamismo, sem ousadia. Que só aparece em palco nos bons momentos (nos últimos anos, poucos infelizmente).
Um treinador que teimosamente insiste e persiste nos mesmos erros. Não se é eficaz por ser portista, mas é preciso ser eficaz para ser treinador portista.
Dir-me-ão que o Benfica, na época passada estava, em janeiro, a sete pontos e foi campeão. É verdade. Muito por incompetência do FCPorto! Sinceramente, de modo nenhum acredito que os da Luz cometam os mesmos erros este ano.
Já que nem passámos a fase grupos no acesso à Liga dos Campeões, já que muito provavelmente iremos perder este campeonato, que ao menos lutemos digna, competente  e bravamente nas provas em que participamos, tentando ganhar o que for possível.
O futuro não se afigura risonho. Basta ver a reeleição do velho presidente…. A história recente diz-nos que iremos continuar a perder pontos em relação ao adversário direto… E os sócios a ver passar a banda que se parte em pedaços...
Quanto a S. Conceição, penso - eu que o apoiei desde o início - que estará em fim de ciclo. Este treinador faz-me lembrar o ditado que diz: "Muita parra e pouca uva."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.