sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Coletes amarelos, que sucesso?

O Jornal de Notícias titula hoje: "Coletes Amarelos" tentaram mas não pararam Portugal.
Na mente das pessoas estava o sucesso que os Coletes Amarelos tiveram em França. Só que Portugal não é França, nem os Portugueses são os Franceses.
- Muitas das reclamações que trouxeram para a rua os Coletes Amarelos - melhor saúde, baixa nos impostos, aumento de salários e pensões mais baixos, etc - são bandeiras permanentes dos partidos à esquerda que apoiam o governo.
- E alguma coisa foi feita por este governo, sobretudo na recuperação de rendimentos perdidos pela intervenção da Troika.
- A luta contra a corrupção, outra bandeira dos manifestantes, está presentes constantemente na comunicação social que a debate, denuncia e acompanha.
- O receio da infiltração de extremistas que, aproveitando a manifestação, causassem desacatos e desordens, poderá ter afastado pessoas.
- Penso que se notou muito amadorismo, alguma desordem, na maneira como se anunciou a manifestação. Embora o caráter pacífico fosse sublinhado, faltou dinâmica, organização, clareza e motivação.
- Pensei sempre que os Coletes Amarelos "nos levassem mais longe". Não ficassem apenas no hoje, nas reclamações do dia a dia. Exigir novos horizontes, mais criatividade, mais investimento, sem medo do politicamente correcto, era despertar Portugal para o tirar da mornice em que sobrevive. Sem o amanhã, o hoje não tem saída.
- De qualquer maneira, os cidadãos e os políticos não podem ignorar e deitar para trás das costas estas manifestações que emergem da democracia e do exercício da cidadania.
Desta vez foi ténue, mas nunca se sabe como será no futuro…. Será bom que a democracia acorde, antecipe, resolva e corrija...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.