terça-feira, 24 de outubro de 2017

Cristiano Ronaldo eleito o melhor do ano da FIFA pela quinta vez

O internacional português Cristiano Ronaldo foi hoje eleito pela quinta vez o melhor futebolista do ano da FIFA, prémio agora designado ‘The Best’, igualando o ‘penta’ do argentino Lionel Messi.

Depois dos triunfos em 2008, 2013, 2015 e 2016, o jogador do Real Madrid venceu o prémio referente à época 2016/17, já que a votação estava o período compreendido entre 20 de novembro de 2016 e 02 de julho de 2017, no qual Cristiano Ronaldo marcou 39 golos, em 40 jogos.
Além de Ronaldo, eram finalistas o argentino Lionel Messi (FC Barcelona), eleito o melhor em 2009, 2010, 2011, 2012 e 2014, e o brasileiro Neymar, pelo qual o Paris Saint-Germain pagou ao ‘Barça’ 222 milhões de euros no último defeso.
A eleição do ‘The Best’, anunciada hoje numa cerimónia realizada em Londres, foi feita pelos selecionadores nacionais, os ‘capitães’ das seleções, jornalistas e público, que votaram entre 21 de agosto e 07 de setembro.
Cristiano Ronaldo considerou que vencer o prémio de melhor jogador da FIFA pela quinta vez o fez sentir como se tivesse ganho a lotaria e salientou que Neymar e outros jogadores jovens podem suceder-lhe.
Questionado sobre se sente que ainda tem algum prémio que deseja, Cristiano Ronaldo realçou que o ano passado conseguiu atingir o que desejava, que era conquistar um troféu pela seleção nacional.
Ganhámos em 2016 o Campeonato Europeu. Agora já não me falta mais nada. O que eu mais quero é continuar a jogar e ganhar troféus coletivos para poder ganhar troféus individuais. Eu trabalho para isso e gosto de ganhar os dois“, disse.
Fonte: aqui


Um campeão polémico?
Cristiano Ronaldo é um nome incontornável quer no mundo desportivo quer no campo social.
No âmbito futebolístico sempre ouvi o mesmo: é um enorme atleta. Qualidades natas para a modalidade, excelência técnica, dedicação e  trabalho sem medida, bom colega e com  espírito de equipa a quem empresta a sua genialidade, entrega e concentração constantes, vontade nunca vencida de vencer. Com tais predicados, que admira pois a série de troféus coletivos e individuais que tem conquistado? E quantos mais virão? De Ronaldo tudo se pode esperar.
É uma figura pública mundial. Onde quer que vá, o seu nome é gritado, o autógrafo é pedido, a fotografia a seu lado apreciada. Nas novas tecnologias, por onde quer que apareça, os seguidores são aos milhões. Enche páginas de jornais e revistas. Dá motivo para longos programas sobre si nas televisões e nas rádios. Família, carros, casas,  empreendimentos, hábitos, viagens, amores, forma de vestir, publicidade, afirmações ... tudo passa para a comunicação social (e não só a cor de rosa) e a multidão de comentários não se faz esperar.
Porque é uma figura pública com  dimensão mundial, tudo lhe é escrutinado. Até a sua vida pessoal. Há quem admire e releve a sua generosidade perante o drama de pessoas ou de coletividades, sabendo-se como ele procura ser discreto na ajuda humanitária que oferece. Há quem discorde abertamente de algumas das suas opções no campo ético - como o caso de 3 dos seus filhos terem nascido de "barrigas de aluguer".  Alguns acham-no arrogante e exibicionista em relação a riquezas conseguidas.
Uma coisa é certa. CR7 é certamente o maior embaixador de Portugal no mundo hodierno.
E se Portugal tivesse os mesmos níveis de excelência, dedicação ao trabalho e competência nos diversos trabalhos e funções, o país estaria no top dos mais progressivos e desenvolvidos do mundo.
Que Cristiano não sirva só para ser admirado ou contestado. Que sirva sobretudo de estímulo para a sociedade lusa.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.