quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Já não era sem tempo!... Parabéns, D. José Ornelas!

 Foto: Família Cristã/Ricardo Perna
O bispo de Setúbal disse que os padres devem “ter pelo menos um dia de descanso por semana”, estão habituados a dar “grande atenção” ao que os rodeia” e é necessário “pensar melhor” a gestão dos centros sociais paroquiais.
Prego a todos que ter pelo menos um dia de descanso por semana é de uma higiene fundamental […] é necessário para pensar, recuperar energias. O fim de semana é muito absorvente de energia e criatividade, e deixa um cansaço ao qual é preciso dar atenção”, disse D. José Ornelas em entrevista à revista ‘Família Cristã’.
O bispo sadino explica que alguns têm “uma metodologia e conseguem” ter o seu descanso semanal “mas outros não” e revela que “gostaria” de aplicar esse conselho a si mas “raramente” consegue.
“A Igreja onde vivemos hoje, e particularmente esta de Setúbal, é uma igreja onde os padres e párocos sempre foram habituados a deitar uma grande atenção ao mundo que os rodeia”, observa.
Para o bispo de Setúbal, os sacerdotes acumulam funções não só na paróquia mas “também nas dioceses, nas várias pastorais especializadas”, sem serem em número suficiente para responder às necessidades, e é necessário “pensar melhor”, por exemplo, a gestão dos centros sociais paroquiais.
“Quando o padre tem de dar metade do seu tempo ao centro paroquial, quem é que faz de pároco?”, questiona.
D. José Ornelas dá também como exemplo que muitas das atividades pastorais são à noite, e “logo de manhã” têm de estar ativos, contudo, o que mais cansa “não é o trabalho” mas “os golpes que se apanham”.
“É uma mudança constante de teatros de operações, que requer uma mudança emocional muito grande”, reforça, dando como exemplo funerais, visitas a doentes, batizados, reuniões e “gerir questões económicas aflitivas da paróquia”.
Para o bispo de Setúbal tem de existir um elemento “integrador e avaliador” que na vida do padre “não pode ser outro que a sua identidade de padre e o seu relacionamento com Deus”.
“As coisas tornam-se difíceis de gerir e o burnout é a criação desse deserto interior que tantas vezes pode acontecer”, acrescentou.
Na entrevista publicada, hoje na página da internet da revista 'Família Cristã', D. José Ornelas realça a “entrega muito generosa” dos sacerdotes que têm de “trabalhar cada vez mais, em termos de complementaridade” e ter “leigos preparados e capacitados” nas comunidades cristãs.
In Agência Ecclesia


Sabe o que é o Síndrome de Burnout?
É  um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, definido por Herbert J. Freudenberger como "(…) um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.