quinta-feira, 15 de maio de 2014

Notícias de toda a parte


Azeite – Na última campanha, "o Alentejo produziu 64 mil toneladas de azeite, o que representa 71% do volume de 90 mil toneladas produzido em Portugal", disse à agência Lusa Henrique Herculano, do Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL).
Tendo em conta que uma tonelada de azeite virgem extra indiferenciado pode valer cerca de dois mil euros, as 64 mil toneladas produzidas no Alentejo poderão ter rendido "um volume de negócios estimado em 128 milhões de euros, considerando apenas a venda de azeite a granel e excluindo o valor acrescentado pelo embalamento e pela marca e toda a economia adjacente ligada a factores de produção e serviços", 

Os bancos da Suíça vão passar a efectuar a troca automática de informações bancárias, para fins fiscais, com os outros membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Este é o fim do segredo bancário na Suíça, anunciou a OCDE.
A troca de informações só entra em vigor em 2017. 

Transfusões de sangue – Uma equipa de investigadores da Universidade de Stanford, nos EUA, liderada por Tony Wyss-Coray, descobriu que a injecção repetida de sangue de um rato jovem de três meses num de 18 meses pode melhorar as suas capacidades de aprendizagem e memória. E vão fazer experiências para ver se o mesmo acontece com as transfusões de sangue jovem nos humanos.
Os investigadores aqueceram o sangue jovem antes de injectá-lo nos ratos mais velhos, a fim de alterar a estrutura de proteínas, o que permitiu travar os efeitos prejudiciais da idade no nível estrutural, molecular e funcional do cérebro. 

Interdição de idosos – Há cada vez mais idosos declarados incapazes pela Justiça de gerir a sua pessoa e património. Os processos quase triplicaram em 10 anos, sobretudo por causa do aumento de diagnóstico de doenças mentais.No ano de 2012 foi ultrapassada a fasquia dos dois mil processos de interdição e inabilitação – 2103 no total – o que representa um aumento de 11,3% em relação a 2011. Mas o mais significativo é que o número tem vindo a aumentar a ritmo idêntico desde 2002, segundo estatísticas da Direcção-Geral de Política de Justiça.

Violência domésticaO único crime que não baixou em Portugal em 2013 foi o de violência doméstica, tendo-se registado 40 vítimas mortais, de acordo com o Relatório Anual de Segurança Interna.

400 novos casos de pobreza por mêsA Assistência Médica Internacional (AMI), contabilizou em média, 409 casos de pobreza por mês em 2013, ano em que 4912 pessoas procuraram pela primeira vez os apoios sociais da instituição.

Crianças vítimas de negligência Em 2013, mais de 12 mil crianças foram sinalizadas no ano passado pelas comissões de protecção por situações de negligência, o que representa mais de um terço das 35.766 situações de perigo identificadas.
Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.