terça-feira, 22 de outubro de 2013

A ignorância é mesmo muito atrevida!

No facebook, vi este comentário de uma pessoa minha amiga:


"Hoje vinha uma senhora a explicar no comboio que é católica mas não é praticante e que a culpa é dos padres porque decidiram que vão celebrar o Dia de Todos os Santos no sábado em vez de celebrar no Dia 1 de Novembro.
Entre muitas outras baboseiras que a senhora disse durante a viagem. Para quem a quisesse ouvir, em qualquer carruagem do comboio. "


Parece uma anedota!  Mas acaba por meter dó a ignorância altifalante daquela senhora.
A ignorância é mesmo atrevida!!!

- Toda a gente sabe, menos aquela senhora, que o feriado de  Todos-os-Santos foi extinto, como foram outros, civis e religiosos.

- Toda a gente sabe, menos aquela senhora, que o dia 1 de novembro não é o dia dos Fiéis Defuntos. O dia 1 de novembro é Dia de Todos-os-Santos.

- O dia de ir ao cemitério  é o dia 2 de novembro, que é exatamente o Dia dos Fiéis Defuntos.

- Se em muitas terras se ia ao cemitério em 1 de novembro, era porque, sendo feriado, as pessoas estavam mais disponíveis e então esta data era-lhe mais favorável.

- E agora que acabou o feriado? E agora que as pessoas trabalham no dia 1 de novembro? Quando se vai ao cemitério?

- Algumas dioceses já estão a dar indicações quanto à ida ao cemitério. Como pode ver aqui: aqui.

- Para esta senhora (e para tantos e tantas mais!), o que lhes interessa é uma Igreja, estilo supermercado, onde vão quando precisam, lhes interessa ou lhes convém! E quando, por uma razão ou outra, na prateira não encontram aquilo que procuram, aqui-d'el-rei !!!

- Tantos cristãos cujo deus são as tradições, os costumes, o sempre foi assim! Um vazio de Cristo que é confrangedor!

- Bem dizia há pouco tempo um bispo português que o maior problema do catolicismo português chama-se ignorância religiosa! E o pior é que existem cristãos que não querem sair dessa ignorância! Quando lhes são oferecidas ocasiões - e hoje existem imensas - para cultivar a fé ... não vão...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.