quarta-feira, 13 de março de 2013

D. António Couto não ficou "surpreendido" com um Papa argentino e acredita que vai "ajudar a Igreja a ser mais próxima e mais missionária"


Bispo de Lamego acredita que novo Papa pode ser «uma lição para o Mundo»

O bispo de Lamego diz ser bom para a Igreja ter um Papa que venha da Igreja “viva e missionária” como é na América Latina.
“Termos um Papa que vem da Argentina, esse mundo rejuvenescido e pujante de vida, pode ser uma lição para o Mundo”, afirma D. António Couto, em declarações à Agência ECCLESIA.
“A Argentina é dos países que mais evoluiu na ideia e concretização da missão, tendo uma Igreja muito dinâmica.”
O prelado, que já tinha ouvido falar do arcebispo de Buenos Aires, como uma pessoa “simples e próxima dos fiéis” acredita que será um pontificado “próximo e missionário”.
A preferência de D. António Couto era a eleição de um papa latino-americano por isso não ficou “surpreendido” mas “muito feliz” e crente que o Papa Francisco I irá “ajudar a Igreja a ser mais próxima e mais missionária”.
Quanto ao nome escolhido pelo novo Papa o bispo de Lamego diz ser um “santo nome”.
“Pode ser por influência de São Francisco de Assis, pela sua humildade, beleza e fraternidade que já hoje foi citada.
Mas também acredito que possa ser por São Francisco Xavier, o maior missionário da época moderna e jesuíta, como este Papa é”.
D. António Couto refere ainda que não sabe qual dos dois santos “pesará mais na vida” do novo Papa mas acredita que “qualquer um dos exemplos aponta para a renovação”.
O fumo branco saiu hoje da chaminé colocada sobre a Capela Sistina a partir 19h06 locais (menos uma em Lisboa).
O sucessor de Bento XVI, que renunciou ao pontificado, foi eleito no quinto escrutínio da reunião eleitoral iniciada esta terça-feira, à porta fechada, pelas 17h34 (hora de Roma).
Francisco I tem menos dois anos do que Joseph Ratzinger quando este foi eleito em abril de 2005, aos 78 anos.
O agora Papa emérito, de 85 anos, renunciou por causa da sua “idade avançada”.
In Agência ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.