terça-feira, 1 de setembro de 2009

O coração da Serra, o coração da sociedade

Agora é assim

Antes era assim

Agora é assim

Antes era assim

Pura e simplesmente desolador. Ao subir nesta tarde até Santa Helena, fiquei arrepiado, revoltado, inconformado.
Não, não acredito que este incêndio seja obra do acaso ou de um qualquer incidente natural. Como toda a gente, também eu penso que aqui houve mão bárbara, assassina, selvagem. Só pode. Como é possível ser-te tão verme, tão réprovo, tão imbecil?
Senti o nível da revolta das pessoas. Houve gente que não dormiu toda a noite. Esteve de vigília.
Os prejuízos são grandes, Hortas, pomares, soutos, vinhas provaram da impetuosidade do fogo que parecia trazer o diabo no ventre. Uma ou outra casa contêm marcas da agressividade do incêndio.
Vista do alto, a nossa Serra, a nossa querida Serra, parece um imenso manto negro a tingir de negro o coração das gentes. Malditas mãos criminosas que tão tétrico espectáculo prepararam!
Na Serra, um bombeiro dizia-me:
- É estranho! O número de incêndios aumenta em anos eleitorais. Não sei explicar o porquê...
Não tive ocasião de confirmar estatisticamente...
Negro da Serra, negro dos corações
Será só a Serra que está negra? Pensei nisto esta tarde em Santa Helena.
- Não estarão negros tantos corações de idosos, marcados pelo fogo individualista do abandono, da ingratidão, do desprezo?
- Não estarão negros os corações de tantos maridos/mulheres, queimados pelo fogo da infidelidade, do egoísmo e da indiferença?
- Não estarão negros os corações primaveris de tantos jovens, chamuscados pelo fogo destruidor da droga, do sexo pelo sexo, do sem-sentido para a vida, das dependências várias?
- Não estarão negros os corações de tantos políticos, queimados pelo "politicamente correcto", pela corrupção e pela mentira?
- Não estarão negros os corações de tanta gente que assalta, rouba, mata, agride, insulta! Oh! Cada dia, os jornais trazem notícias de corações tão queimados como a nossa Serra!
- Não estarão negros os corações de tantos ricaços que fazem fortuna à custa de incêndios que provocam na vida dos outros?
- A Serra está queimada. Parece um imenso mar morto. Foram extintos os sinais de vida. Não lembra uma sociedade onde milhões de crianças são mortas no seio materno?
- Ouvi falar que o incêndio destruiu uma ou outra árvore centenária. Mas não é isso que muitos pretendem ao defenderem a eutanásia?
- Os passaritos percorriam a Serra desolados. Será que procuravam o seu parceiro/a? A sociedade promove leis que sustentam a dissolução da família, não defende a família tradicional, o ninho verdadeiro para a felicidade, para ajudar a formar para a felicidade.
A Serra está agora mais exposta à erosão. Quem sofreu os efeitos devastadores do incêndio, pode vir a sofrer os efeitos avassaladores de enxurradas. A Natureza nunca perdoa. Quem lhas faz, paga-as.
Mas a Serra acabará por se recompor. E o manto negro da morte cederá espaço ao manto verde da vida. A Natureza transporta no ventro os sinais de esperança.
E a sociedade humana?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.