sexta-feira, 6 de março de 2020

8 de março - Dia Internacional da Mulher


10 Frases do Papa Francisco sobre as mulheres
1.”Sem a mulher não há harmonia no mundo.” (Papa Francisco – Missa Santa Marta 09/02/2017)
2. “Quando não há mulher, falta a harmonia. Nós dizemos, falando: mas esta é uma sociedade com uma forte atitude masculina, e isto, não? Falta a mulher. ‘Sim, sim: a mulher é para lavar a louça, para fazer…’ Não, não, não: a mulher é para trazer harmonia. Sem a mulher não há harmonia. Não são iguais, não são um superior ao outro: não. Só que o homem não traz harmonia: é ela. É ela que traz a harmonia, que nos ensina a acariciar, a amar com ternura e que faz do mundo uma coisa bela”. (Papa Francisco – Missa Santa Marta 09/02/2017)
3. “Explorar as pessoas é um crime que lesa a humanidade: é verdade. Mas explorar uma mulher é algo ainda pior: é destruir a harmonia que Deus quis dar ao mundo. É destruir.” (Papa Francisco – Missa Santa Marta 09/02/2017)
4. “Este é o grande dom de Deus: nos deu a mulher. No Evangelho, ouvimos do que é capaz uma mulher, hein? Aquela é corajosa! Foi adiante com coragem. Mas é algo mais: a mulher é a harmonia, é a poesia, é a beleza. Sem ela o mundo não seria bonito, não seria harmônico.” (Papa Francisco – Missa Santa Marta 09/02/2017)
5. “Deus criou a mulher para que todos nós tivéssemos uma mãe.” (Papa Francisco – Missa Santa Marta 09/02/2017)
6. “Eu gostaria de ressaltar que a mulher tem uma sensibilidade particular pelas ‘coisas de Deus’, sobretudo para nos ajudar a compreender a misericórdia, a ternura e o amor que Deus tem por nós. Gosto de pensar também que a Igreja não é ‘o’ Igreja, mas ‘a’ Igreja. A Igreja é mulher, é mãe, e isto é bonito. Deveis pensar e aprofundar isto”. (Papa Francisco – 12 de outubro de 2013, Sala Clementina, no Vaticano – Discurso aos participantes do Seminário sobre a Carta Apostólica Mulieris Dignitatem, de João Paulo II)
7. “Pensem em uma Igreja sem as irmãs! Não se pode pensar: elas são esse dom, esse fermento que leva adiante o Povo de Deus. São grandes estas mulheres que consagram a sua vida a Deus, que levam adiante a mensagem de Jesus”. (Papa Francisco – 2 de fevereiro de 2014, Praça São Pedro, no Vaticano – Festa da Apresentação de Jesus no templo e Dia da Vida Consagrada)
8. “Os dotes de delicadeza, sensibilidade e ternura peculiares, que enriquecem o espírito feminino, representam não apenas uma força genuína para a vida das famílias, para a propagação de um clima de serenidade e de harmonia, mas uma realidade sem a qual a vocação humana seria irrealizável. E isto é importante! Sem estas atitudes, sem estes dotes da mulher, a vocação humana não consegue realizar-se!”. (Papa Francisco – 25 de Março de 2014, Sala Clementina, no Vaticano – Discurso do Papa Francisco às participantes no Congresso Nacional do Centro Italiano Feminino)
9. “As mulheres têm muito a dizer-nos na sociedade atual. Às vezes somos demasiado machistas, e não deixamos espaço à mulher. Mas a mulher sabe ver as coisas com olhos diferentes dos homens”. (Papa Francisco – 18 de Janeiro de 2015, na Universidade de São Tomás, em Manila, Filipinas Encontro com os jovens)
10. “Agradeço a todas as mulheres que, todos os dias, procuram construir uma sociedade mais humana e acolhedora.” (Papa Francisco – Twitter 08/03/2018)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.