quarta-feira, 11 de março de 2020

Decorrem, portanto, este ano (2020), os NOVENTA ANOS deste anúncio ao país que não passou de projeto


FERROVIA DE TAROUCA

 


Foi em março de 1930 que foram reorganizados e aprovados os planos ferroviários para as linhas de todo o país. Era então Ministro do Comércio e Comunicações, João Antunes Guimarães. O diploma que aprova o plano geral da rede ferroviária foi depois publicado (Decreto n.º 18 190) no Diário do Governo em abril de 1930.

Com a concordância da Direção-Geral dos Caminhos de Ferro e do Ministério respetivo, vemos nas páginas 662 e 663 do Diário do Governo e no Mapa n.º 2, anexo ao diploma, que a zona de entre Douro e Tejo, com via estreita, menciona a Linha de Lamego já em construção a partir da Régua. Posteriormente sairia uma linha de Lamego, em via estreita, para TAROUCA, Moimenta, Vila da Ponte, Sernancelhe e Trancoso que, depois, iria ligar a Vila Franca das Naves e Pinhel.

Supõe-se que a estação ferroviária de Tarouca ficaria situada nos arredores do “Talho Tarouquense Porfírios”, portanto, na envolvente da Avenida Dr. Sá Carneiro, Praça Quinta do Prado e Rua do Prado. Presume-se ainda que depois a linha passaria, aproximadamente, no Bairro de São Pedro, Arcos de Paradela, Fonte da Cana, Mondim, Almodafa e Capela de Santa Cruz (ermida entre Salzedas e Granja Nova).

Possivelmente ficaria aqui um apeadeiro que seria utilizado, essencialmente, pela população das freguesias de Salzedas, Cimbres e Granja Nova seguindo, depois, o trajeto já definido. Sabe-se que alguns agricultores do Concelho que levavam, de quando em vez, em carros de bois, alguns produtos (sacos de batatas, barris e garrafões de vinho, etc) à estação ferroviária da Régua, para seguirem para o Porto, já esfregavam as mãos de contentes pela chegada deste meio de transporte.

Houve alguma espectativa na ocasião. Mas, afinal, não passou de uma promessa governamental não realizada. O escoamento de produtos agrícolas foi resolvido quando, cerca do ano de 1948, um empresário de Salzedas começou a transportá-los, em camioneta, para o Porto. Decorrem, portanto, este ano (2020), os NOVENTA ANOS deste anúncio ao país que não passou de projeto.

                                             Isaac R. Proença

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.