quinta-feira, 20 de abril de 2017

Na Casa da Música, Porto



Casa da Música é a principal sala de concertos localizada na Avenida da Boavista, no Porto, em Portugal.
Foi projetada pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas, como parte do evento Porto Capital Europeia da Cultura em 2001 (Porto 2001), no entanto, a construção só ficou concluída em 2005, transformando-se imediatamente num ícone da cidade.
Segundo  Nicolai Ouroussoff, “olhando apenas o aspecto original do edifício, verifica-se que esta é uma das mais importantes salas de espectáculos construída nos últimos 100 anos”.
O auditório grande tem uma capacidade inicial de 1 238 lugares.


Hoje, com alguns colegas fui visitar aquele edifício que há muito desejava conhecer. Gostei. O guia era competente, simpático e acolhedor. Realmente um edifício moderno com muito apreciar desde que entremos na dinâmica construtiva do imóvel.
De carro até Mosteirô, de comboio até São Bento (Belíssima estação), depois na cidade o Metro foi o meio de transporte. Eu que nunca havia andado no Metro do Porto. O regresso seguiu o percurso inverso.
Foto de José Damião.
Só que desde Mosteirô até Tarouca acompanhou-nos uma trovoada que metia medo. Então nas Portas do Montemuro, nem lhes digo nem lhes conto!... Relâmpagos que iluminavam o céu repetidamente, granizo feroz que quase não deixava ver a estrada. A partir de Castro Daire, o granizo deu lugar à chuva intensa que toldava a via.
Mas foi um dia diferente, voltado para a cultura e para o convívio. Já que os afazeres paroquiais não me perimiram 2 ou 3 dias de descanso, houve ao menos um  que deu para a cultura e para o convívio fraterno e amigo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.