sábado, 24 de janeiro de 2015

Inauguração da Sede da Junta da União de Freguesias de Tarouca e Dalvares












24 de janeiro de 1015, pelas 15 horas. Inauguração da Sede da Junta da União de Freguesias de Tarouca e Dalvares, na presença de bastante público.
A Banda de Música de Tarouca anunciou o início das festividades. Tocado o Hino Nacional, içadas as bandeiras, seguiu-se o descerramento da Placa alusiva e o corte da fita.
Precedeu-se então a bênção das instalações, uma breve visita guiada e a sessão solene.
Usando da palavra, o presidente da Assembleia da Junta, Duarte Morais, mostrou o seu contentamento pela efeméride e salientou o trabalho e empenho  da Junta na persecução desta obra.
Na sua intervenção, o presidente da Junta, Rui Raimundo, manifestou a satisfação que lhe ia na alma por ver esta obra inaugurada, pois a Tarouca faltava uma Sede de Junta digna. Historiou os passos que foram dados, os impasses surgidos, e a enorme boa vontade que encontrou da parte do atual presidente da Câmara cujo compromisso e ação foram indispensáveis para levar a cabo as obras. Frisou ainda o bom trabalho levado a cabo pelos trabalhadores da Câmara e da Junta, salientando as suas capacidades.
O presidente da Assembleia Municipal, Dr. Domingos Nascimento, falou de uma festa da cidadania, focando a boa coordenação dos vários órgãos e eleitos autárquicos em prol do bem dos cidadãos, frisando a proximidade dos mesmos em relação às pessoas e afirmando que o respeito é a regra fundamental de convivência cívica.
Encerrando a sessão, o presidente da Câmara, Valdemar Pereira, sublinhou a proximidade que cultiva com os presidentes de Junta, sublinhando que ele mesmo foi presidente de Junta e que tal experiência o ajudou a vivenciar o quão importante é este trabalho de equipa. A mesma proximidade procura manter com  a Assembleia Municipal e todos os vereadores.
No fim da sessão, a esposa do Prof. Laranjo, em nome do marido que foi dos mais antigos professores vivos a trabalhar nesta antiga escola, entregou ao presidente da Junta uma caneta, sugerindo que assinasse com ela os documentos oficiais. Os vários oradores tinham referido com ênfase o trabalho das várias gerações de professores que ali haviam ensinado e dos vários cidadãos que ali tinham aprendido a crescer para a vida.
Seguiu-se então um lanche que a Junta ofereceu a todos os presentes e que decorreu numa clima de são e alegre convívio.


Após obras de restauro, a antiga escola primária "Adães Bermudes" junto à Câmara Municipal  - de grata memória para tantos tarouquenses - é agora a nova Sede da Junta.
Bem merecia Tarouca uma sede da Junta em condições!
Edifício com história, boas instalações, localização esplêndida...
Em boa hora, Câmara Municipal e Junta de Freguesia se entenderam para proporcionar que os cidadãos desta União de freguesias tenham uma Sede digna. 

Assinale-se a preocupação com a preservação da identidade do edifício, e as obras bem conseguidas. A bela pedra à mostra no interior da casa acrescenta-lhe elegância e bom gosto.
Como é compreensível o entusiasmo do presidente da Junta!
Só pode estar de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.