quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Jovens falam dos jovens

Estive ontem com dois jovens. Motivo: um trabalho para o Sopé da Montanha que poderá ver no número do Natal.

Respigo alguns excertos:

- "Sem generalizar, o que mais preocupa os jovens é ter um telemóvel e a internet sempre à mão para falar com gente que muitas vezes nem conhecem. Mas isso é que os torna felizes e é assim que têm vivido. O grande problema é que os jovens têm outras necessidades para além disso, como a falta de trabalho, o desemprego e não se está a fazer nada para enfrentar a situação. O grande problema dos jovens de hoje é a falta de valores em casa. É a falta de educação em casa."

- "Na minha opinião, a juventude não se preocupa com nada. Querem uma coisa e têm-na sem nada fazer por isso. Se querem telemóvel, dinheiro e outras coisas, basta pedir aos pais, sem necessidade de lutar por aquilo que pretendem."

- "A juventude precisa de atenção. Os pais não estão presentes na vida dos filhos, o-lhes presentes, mas estão ausentes. Os pais não transmitem valores, depois acontece o que acontece."

- "Quero dizer ainda que os jovens deviam encostar-se mais à religião, porque na paróquia temos grupos para tudo. Acabam por ficar sempre os mesmos, porque, quando se chamam outras pessoas, elas vêm uma ou duas vezes e desistem. Os jovens deviam aparecer, até para encontrar um caminho mais livre. Lembro o grupo de jovens, o coral, etc. Só falta que apareçam."

- " Os idosos têm direito a um pouco mais de atenção. Um idoso fica feliz por uma palavra que se lhe dirija, por um instante em que seja escutado. Os mais velhos têm muita experiência de vida, muito para ensinar. Os mais novos não os querem ouvir, não lhes ligam e só ficam a perder."

1 comentário:

  1. Os jovens têm dificuldades, muitas, em se ouvir a eles próprios. Mais árduo se lhes torna escutar quem quer que seja, aliás, não o sabem fazer! Espero que, um dia sentada na cadeira que a velhice me reservar, ventos me tragam a certeza de que não foi em vão a demanda de um novo alvorecer!
    Beijinho

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.