terça-feira, 4 de junho de 2019

"Ficamos todas atarentadas!"

Resultado de imagem para pessoas atormentadas
Lar Privado para Idosos no Minho. Ali trabalha um amiga que há muitos anos não via. Encontrámo-nos há tempos em Lamego. Foi um agradabilíssimo reencontro. Falámos de nós, das famílias, da vida, do trabalho. Sorrimos imenso.
Ao abordar o trabalho, ela disse categoricamente:
- Só ainda lá trabalho porque não tenho outra saída. O chefe é horrível, nem imaginas. Mesquinho, miudinho, sempre a pegar por tudo e com tudo. Para ele nós devíamos ter patins nos pés e asas nos ombros… A palavra que mais ouvimos durante o trabalho é mexer, mexer. mexer… Quando, ocasionalmente não está, o trabalho é uma maravilha. Tudo corre bem, damo-nos às mil maravilhas, ajudamo-nos, há alegria no serviço. Até os velhinhos se apercebem que o clima é outro! Quando ele está, parece que tudo corre mal. Ficamos todas atarentadas.  E olha que uma pessoa atarentada só faz asneiras… São remédios trocados que depois temos que vir destrocar, é a roupa levada pra o quarto errado, são os idosos a dizer uma coisa e nós a compreendermos outra… Nem te conto!
- Estou mesmo a ver. Já levastes roupa de idosa para um idoso!...
Colocou-me a mão no braço, inclinou-se, riu a bom rir e soltou:
- Muito pior, nem imaginas!...
Olha que já não basta o chefe. Temos ainda que estar atentas à mulher do chefe. Uma senhora professora do 1º Ciclo que arranja sempre pretextos para passar pelo Lar. Parece uma ventoinha. Depois pega no que vê, no julga ver e no que não vê e vai meter tudo no bucho do marido. Claro que a seguir sobra para nós, tás a ver a cena…
Ele só tem uma coisa boa. Se uma de nós precisar de um bocadinho de tempo para tratar de uma urgência particular, ele não impede. Mas logo que a circunstância o exige, lá está ele a pedir uma tempo extra para isto ou para aquilo.
- Por que motivo não vos juntais e combinais com ele uma conversa franca, correta?
- Juntarmo-nos!? Umas têm medo dele; outras temem pelo emprego; há quem julgue que depois ele se torna ainda pior… Impossível.
- Mas sempre te conheci reguila, nunca te  vi como pessoa de "meter a viola ao saco"...
- E sou a única que vai dizendo umas coisas… Quando o encontro de menos má maré, lá lhe vou propondo certas verdades… E ele até me ouve. Sabes porquê? Porque precisa de mim. Quando há coisas que as outras não sabem ou dizem que não sabem, lá me chama a mim. Como sabes, sempre fui uma pessoa desenrascada. Não imaginas quantas vezes chego a casa tarde e más horas.  O meu marido até costuma soltar a piada: "Este mês vais trazer dois ordenados para casa. Com tantas horas extra!"
De que é que te continuas a rir tanto?
- De andardes atarentadas!... ahahahhaha
- Pois, se chovesse no teu quintal, não te ririas assim…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.