quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Video do Papa para agosto 2018




MAIS PROTEÇÃO E APOIO PARA AS FAMÍLIAS


Este mês, a intenção do Papa é sobre a família, “para que as grandes escolhas económicas e políticas protejam a família como um tesouro da humanidade”. Através de “O Vídeo do Papa”, Francisco aponta alguns desafios que as famílias enfrentam atualmente e adverte as empresas e os organismos públicos para a necessidade de as proteger.
“Peçamos para que as grandes opções económicas e políticas protejam a família como um tesouro da humanidade”, sustenta o Santo Padre, notando que “o ritmo da vida atual, o stress, a pressão do trabalho e também a pouca atenção das instituições podem pôr as famílias em perigo”.
O Papa chama também a atenção para a necessidade de se promover uma adequada política familiar em todas as sociedades. “Não é suficiente falar da sua importância: é necessário promover medidas concretas e fortalecer o papel da família na sociedade através de uma boa política familiar”, refere no vídeo.
Em 2014, por iniciativa do Papa Francisco, a Igreja Católica realizou um sínodo extraordinário dedicado ao tema da família, que redundou na publicação da exortação apostólica “A Alegria do Amor”. Entre as principais conclusões a que chegaram os bispos e cardeais, destacam-se a necessidade de melhorar a preparação para o matrimónio e a implicação dos pais na educação sexual dos filhos.
Este mês, propomos que:
  • se enalteça o papel essencial das famílias para um harmonioso progresso da sociedade,
  • falemos da importância do amor, do respeito, do perdão e da entreajuda no seio familiar,
  • ouçamos e aconselhemos os casais nas suas dificuldades e fragilidades,
  • rezemos, a sós e/ou em comunidade, para que a sociedade, em particular as empresas e demais entidades empregadoras, valorizem a família e lhes prestem o devido apoio.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.