sexta-feira, 8 de junho de 2018

10 de junho: Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Açores
Resultado de imagem para ponta delgada
Açores recebem, este ano, as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
As celebrações do Dia de Portugal vão ter início este sábado na cidade de Ponta Delgada, com o içar da bandeira nas Portas da Cidade; no dia 10, uma comitiva segue para os EUA para celebrações comemorativas que vão passar pelas cidades de Boston, Providence e New Bedford, no Estado norte-americano de Massachusetts, onde se encontram várias comunidades portuguesas, essencialmente açorianas, cuja emigração começou no final do século XIX.
Estas celebrações, ao levarem o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro António Costa e alguns membros do governo regional às comunidades portuguesas na costa leste dos Estados Unidos da América (EUA), são sinal de “unidade e comunhão nacional”.


10 de junho - Anjo Custódio de Portugal
10 de junho  é o dia consagrada ao Anjo de Portugal, data inserida no calendário litúrgico pelo Papa Pio XII após as visões que os Pastorinhos de Fátima tiveram daquele Santo Anjo preparando-os para as aparições de Virgem Maria. 0 dia 10 de junho foi escolhido por ser também o Dia Nacional de Portugal, quando a nação portuguesa celebra a morte de seu maior génio que foi Camões.
A pedido do rei Dom Manuel e dos bispos portugueses, o Papa Leão X instituiu em 1504 a festa do «Anjo Custódio do Reino» cujo culto já era antigo em Portugal.
 Durante os séculos XVI, XVII e XVIII, a festa do Anjo de Portugal era equiparada à festa do Corpo de Deus, já então a maior festa religiosa de Portugal, em que toda a nação afirma a sua Fé na presença real de Cristo na Eucaristia.
De acordo com o testemunho dos Pastorinhos de Fátima, em 1915 e 1916 o Anjo de Portugal apareceu por diversas vezes a anunciar as aparições de Nossa Senhora nesta sua Terra de Santa Maria e deu aos Pastorinhos a comunhão com o «preciosíssimo corpo, sangue, alma e divindade de Jesus Cristo» como ele próprio declarou.
No tempo de Pio XII a festa do Anjo de Portugal foi  transladada para o dia 10 de Junho a fim de que o Dia de Portugal fosse também o Dia do Anjo de Portugal.
Anjo de Portugal (Santo Anjo da Guarda de Portugal, Anjo Custódio de Portugal , Anjo da Paz), protegei a nação portuguesa!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.