sexta-feira, 22 de junho de 2018

Capela de São Tiago em obras


A bela capela de São Tiago, em Arguedeira, encontra-se em obras.
Há poucos anos, toda a estrutura do templo e respectivo telhado receberam obras de recuperação e melhoramentos (novo altar, bancos, paramentos, cadeiras, etc).
Neste momento, decorrerem os trabalhos visando a recuperação do altar  que se encontrava em péssimo estado, ameaçando ruína. Recuperar talha é para quem sabe e tem competência para orientar e executar as tarefas. Após a estabilização da estrutura, caberá a técnicos recuperar e trabalhar a talha.
Pensamos que, para o Dia de São Tiago, as obras estarão praticamente concluídas. Porventura poderão faltar os gavetões, já que os que estavam não condiziam com a envolvência.
Uma bela e importante iniciativa da Comissão da Capela de Arguedeira, com o apoio do povo e da autarquia.
Este pequeno templo é muito visitado pelo inédito de ter o púlpito da parte de fora. Noutros tempos, não havia instalação sonora e como as pessoas não cabiam dentro do edifício, os nossos antepassados puxaram pela imaginação e colocaram o púlpito do lado de fora. Assim ouviam os que estavam dentro e os que estavam fora.
Lembramos que, noutros tempos, a Missa era em Latim. A única parte da Eucaristia que se pronunciava em Português era a homilia (ou sermão). Daí que, para ser escutada por todos, fosse pronunciada no púlpito. Nas Igrejas maiores, ficava pelo meio do espaço, normalmente mais alto. Aqui, tendo em vista o espaço pequeno e as muitas pessoas, colocaram-no da parte de fora.
Por fim, saliente-se que a Capela de S. Tiago era a única capela pública de Arguedeira. A de Santo António surgiu no último quartel do séc. XX.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.