sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Semana dos Seminários - 6 a 13 de novembro

ORAÇÃO
Deus, Pai de misericórdia, fazei dos seminários casas de misericórdia, comunidades de escuta e comunhão, escolas de fé, esperança, amor e serviço. Deus, Pai de misericórdia, nós Vos pedimos jovens disponíveis para o sacerdócio, seminaristas fiéis à graça do chamamento, famílias abertas ao amor, paróquias vivas na comunhão, padres felizes no ministério, e, pela intercessão de Maria, Vossa Mãe, muitos e santos sacerdotes. Nós Vo-lo pedimos, por Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo.
R. Ámen!
Decorre entre dias 6 e 13 de Novembro a Semana dos Seminários. É uma oportunidade para todos reflectirem sobre a importância do Seminário, darem graças Deus pelo bem que é para a Igreja e para a sociedade a sua presença, rogarem ao Senhor da Messe que envie mais jovens dispostos a abraçar na alegria o projecto sacerdotal, a implorarem as bênçãos de Deus para a Comunidade Educativa que presentemente forma o Seminário e a contribuir generosamente, em espirito de partilha fraterna, para despesas que comporta a sua vida.
Diocese de Lamego. O Seminário Menor de Resende acolhe os seminaristas até ao 12º ano. A partir daí, os seminaristas maiores vivem no Seminário Maior Interdiocesano de São José em Braga com os colegas das dioceses de Bragança-Miranda, Viseu e Guarda, frequentando a Universidade Católica. Aios fins-de-semana, deslocam-se às suas dioceses para trabalharem pastoralmente nas paróquias e outras atividades ligadas ao Seminário. O 6º e último ano de Teologia decorre em cada Seminário Diocesano. Terminado este, o candidato realiza o seu estágio pastoral em local indicado pelos responsáveis.
Os seminaristas, escutando o chamamento de Jesus Cristo e com Ele configurando progressivamente a sua vida, avançam para a sua entrega total ao serviço da Igreja. É motivo de acção de graças por parte de todos os cristãos que reconhecem a fundamental missão dos sacerdotes nas comunidades cristãs.
Que os cristãos manifestem interesse pelo Seminário, apreciem e valorizem o esforço educativo que aí se está a realizar, se empenhem na dinamização vocacional que passará pelas famílias e pelas comunidades cristãs, rendam graças a Deus que na Sua misericórdia nos oferece a alegria de jovens seminaristas alegres e felizes e contribuam generosamente para as grandes despesas que acarreta a sua vida.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.