quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

21 de janeiro - dia de luta contra a intolerância religiosa

Tolerância-religiosa
No dia 21 de janeiro celebramos o dia de luta contra a intolerância religiosa, iniciativa que está originariamente ligada a Fé Bahá’ i, mas que quer unir a todas as religiões na busca do diálogo e da paz mundial. Este ano a data está indubitavelmente focalizada no bárbaro e cruel atentado a revista Charlie Hebdo em Paris e ao assassinato de seus jornalistas e cartunistas.
Mais uma vez se verifica a letalidade do fanatismo e fundamentalismo religioso, que como disse o Papa Francisco antes de excluírem pessoas contrárias a seu credo do direito a vida expulsam e atentam contra o próprio Deus. Momento propício para fazer ponderações e reflexões oportunas, começando a manifestar que não devemos identificar este terrorismo jihadista com a religião islâmica, pois a grande maioria dos dirigentes e fieis muçulmanos expressaram o repúdio ao ato. Tampouco deve criminalizar-se a migração, ou culpar as etnias não européias pela violência o que significaria um juízo preconceituoso.
Mais, torna-se importante ampliar o foco da indignação e da resistência contra a intolerância, abraçando os cristãos crucificados e banidos em mais de 70 países, os próprios adeptos da Fé Bahá’i, perseguidos e massacrados, deter o antissemitismo virulento, ampararas religiões africanas desprezadas e marginalizadas, e todos aqueles que em razão de credo ou filosofia de vida são discriminados e coagidos.
Também como afirmava Ghandi o fruto é resultado da semente, se queremos superar e eliminar a intolerância, os meios escolhidos devem ser não violentos, que levem ao diálogo, a compreensão e a empatia compassiva, pois devemos respeitar e tratar os outros como gostaríamos de ser tratados. Faz se necessário, conjugar liberdade de expressão e liberdade religiosa, respeito pelos valores e princípios identitários do outro, sem ridicularizá-lo, pois não há humor e alegria quando debochamos e desconsideramos a sua personalidade, cultura e religião.
Aprender com o Mestre e Salvador divino que quando estava na Cruz, intercedeu ao Pai, pelos que o injuriavam e o levaram ao patíbulo, dizendo: “Pai, perdoai-lhes porque não sabem o que estão fazendo!” Sou cristão e nada do que é humano me é alheio, estamos profundamente unidos com todos/as as vitimas da intolerância e a discriminação religiosa , pois configuram atentados contra a dignidade humana e ofendem o Deus amor. Deus seja louvado!
Por Dom Roberto Francisco Ferreria Paz – Bispo de Campos (RJ)
 Ver mais  aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.