quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

2015 é o Ano Internacional da Luz


2015 foi proclamado o “Ano Internacional da Luz” pela Assembleia Geral das Nações Unidas, para celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.
O Ano Internacional da Luz é uma iniciativa global que tem como objectivo consciencializar os cidadãos de todo o mundo para a importância da luz e das tecnologias ópticas na sociedade. Para celebrar a luz nas suas mais variadas formas, estão já a ser preparadas várias actividades dirigidas a audiências de todas as faixas etárias e diferentes níveis culturais.
Com o advento da electricidade no século XX, muitas pessoas esqueceram-se do luxo que é pode aceder diariamente a esta forma energética. Ao mesmo tempo, nos países em desenvolvimento, existem milhões de pessoas que não têm acesso à electricidade e é também este problema que a ONU pretende enfatizar com este Ano Internacional da Luz.
O Ano Internacional da Luz coincide ainda com vários marcos importantes no campo do estudo físico da luz, como os trabalhos em óptica de Ibn Al-Haytham, em 1015; o comportamento ondulatório da luz, proposto por Fresnel em 1815; a teoria electromagnética da luz, proposta por Maxwell em 1865; os trabalhos de Einstein sobre o efeito fotoeléctrico (1905) e sobre o vínculo entre a luz e a cosmologia no contexto da Relatividade Geral (1915); a descoberta da radiação cósmica de fundo em micro-ondas por Penzias e Wilson, em 1965, e os trabalhos de Charles Kao (1965) a respeito do uso da fibra óptica nas telecomunicações.
Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.