quinta-feira, 19 de setembro de 2013

"Evitem o escândalo de serem 'bispos de aeroporto' " - Papa Francisco




O Papa Francisco pediu nesta quinta-feira aos prelados de todo o mundo que "evitem o escândalo de serem bispos de aeroporto", em uma clara condenação aos religiosos que viajam todo o tempo e abandonam seu rebanho.
"Permanecer na diocese é um requisito indispensável não apenas para a boa organização, mas também para as raízes teológicas. Vocês estão casados com a comunidade, estão profundamente entrelaçados a ela", declarou o Papa ao receber em audiência no Vaticano os novos bispos nomeados recentemente, que participam do congresso anual organizado pela Congregação dos Bispos e pela Congregação das Igrejas Orientais.
"Por favor, peço que permaneçam com o povo. Evitem o escândalo de serem 'bispos de aeroporto'", ressaltou.
"Vocês têm que ficar na diocese, e ficar na diocese, sem buscar mudanças ou promoções. Só se pode conhecer, realmente, como pastores, o próprio rebanho andando na frente, em meio e atrás, cuidando do ensino, da administração dos sacramentos e do testemunho de vida", disse.
"Que estas palavras sejam esculpida em seus corações! Somos chamados a ser pastores não de nós mesmos, mas do Senhor, e não para servir a nós mesmos, mas para o rebanho que nos foi confiado", ressaltou.
Francisco também falou do "estilo de serviço" que os bispos devem ter com o seu rebanho, marcado pela "humildade e austeridade".
"Nós, pastores, não somos homens com 'psicologia de príncipes', vocês devem evitar cair no afã de carreira".
"Não apenas com palavras, mas acima de tudo com o testemunho concreto da nossa vida que somos professores e educadores de nosso povo", explicou.
"Devemos acolher com magnanimidade. Que seus corações sejam tão grandes que possam acomodar todos os homens e mulheres que cruzarem o seus caminhos", disse ele em seu discurso.
Desde que foi eleito pontífice em março, Francisco critica a hierarquia da Igreja Católica pela vida mundana que muitos levam.
"Sejam pastores com cheiro de ovelhas, presentes em meio a seu povo como Jesus, o Bom Pastor", voltou a dizer.
"Não se fechem! Estejam entre os seus fiéis, incluindo nas periferias de suas dioceses e em todas as periferias existenciais, onde há sofrimento, solidão, degradação humana. A presença pastoral significa andar com o povo de Deus: à frente, apontando o caminho, no meio, para fortalecer a unidade, e atrás, de modo que ninguém é deixado para trás, mas, acima de tudo, para manter o cheiro que tem o povo de Deus para encontrar novos caminhos", concluiu.
Fonte: aqui

O bispo: pai, irmão e amigos dos seus padres
Na referida audiência, disse ainda o Papa Francisco:
"Y caminando quisiera señalar el afecto hacia sus sacerdotes. Ellos son el primer prójimo del Obispo, los colaboradores esenciales para buscar el consejo y la ayuda, cuídenlos como padres, hermanos y amigos. Entre las primeras tareas que tiene está la del cuidado espiritual del presbiterio, pero no se olviden de las necesidades humanas de cada sacerdote, sobre todo en los momentos más delicados y más importantes de su ministerio y de su vida".
Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.