terça-feira, 19 de maio de 2015

IGREJAS - FUNDAÇÕES, PADROADOS E ORAGOS


A importância deste trabalho reside, pois, num melhor conhecimento de parte das diversas paróquias no período medieval pertencentes à diocese de Lamego, baseando-se para isso, o estudioso Almeida Fernandes, numa exaustiva pesquisa das fontes documentais da época, para se pronunciar sobre a origem de muitas das paróquias que constituíram à época a diocese.
É um contributo a nível religioso, mas igualmente civil na medida em que procura dar a conhecer factos que para o comum do cidadão não se encontram facilmente disponíveis. Com o presente trabalho, estudiosos e não só, poderão contribuir com achegas mais pertinentes, para um melhor conhecimento das raízes em que assentam muitas das paróquias que constituíram e constituem parte da actual diocese de Lamego. Algumas toram desta subtraídas e entregues a outras dioceses.
É motivo de regozijo para esta Santa Casa da Misericórdia o trabalho que agora se apresenta. Um bem-haja pelo contributo desinteressado que este historiador dedicou em prol de um melhor conhecimento das massas terras e das nossas gentes. 
(Do Prefácio do Livro)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.