segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Reunião arciprestal


Reuniu na tarde de ontem o arciprestado Armamar-Tarouca. No Lar São João Baptista, Queimada.
Não conhecia aquele novo espaço. Gostei do que vi. Instalações modernas, amplas, práticas. Bom ambiente envolvente, espaços para estacionamento. Pareceu-me que o funcionamento se rege por critérios de operacionalidade, proximidade e humanidade.
Parabéns ao P.e Leontino e às comunidades que deitaram mãos à obra.
Depois de ter gostado muito do Lar de Tendais, tive a oportunidade de apreciar o de Queimada. A Igreja na linha da frente no serviço aos idosos, àqueles que a sociedade vai descartando com mais facilidade...
Quando parece que só se têm olhos para os defeitos das pessoas da Igreja, é bom que não sejamos cegos e saibamos valorizar o trabalho imenso e belamente humano que a Igreja presta à sociedade. E sabe Deus as dificuldades!


Quanto à reunião, longa e participada, os sacerdotes presentes, num espírito de acolhimento, abertura e de partilha crítica, tomaram conhecimento dos assuntos do último encontro do colégio de arciprestes, analisaram os documentos apresentados, falaram das perspectivas pastorais para a vivência do Advento/Natal e puseram em comum dificuldades, práticas pastorais e anseios. Não faltou, logicamente, um tempo para a oração. Seguiu-se a refeição, que decorreu num clima de amizade, troca de impressões e boa disposição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.