A seguir à Supertaça, que o Futebol Clube do Porto ganhou, vencendo o Sporting por 4-3, depois de ter estado a perder 0-3. Jogo épico com todos os condimentos que o início da época proporciona. Muitos erros defensivos de parte a parte, muita entrega dos atletas, falta de frescura física à medida que o jogo caminhava para o fim, perspicácia dos treinadores - na minha opinião o técnico do Porto esteve melhor....
Houve factos novos e oxalá se mantenham e aprofundem. Cito o caso do almoço entre presidentes dos dois clubes. Depois de uma época com tantos problemas de arbitragem, penso que o árbitro esteve bem. Houve desportivismo e fair-play entre os atletas em campo, tanto durante o jogo como depois na receção dos prémios.
Também aconteceram situações evitáveis e a evitar. Cito o caso do presidente do Sporting que não quis cumprimentar o presidente do Porto no fim do jogo e, muito grave, aquele atleta leonino que provocou a fratura de um vidro, vindo a magoar uma adepta desse clube. Mais cortesia e serenidade por parte dos atletas e dirigentes.
***
Normalmente não acerto muito nas previsões da bola. Mas acho que:
- O Benfica, pela equipa que tem, pelo investimento realizado e pela estabilidade diretiva e técnica parece-me ser o principal candidato ao título.
- O Sporting, campeão em título, tem recebido alguns reforços e mantem igualmente a estabilidade técnica e diretiva. É por isso um forte candidato ao título.
- O Futebol Clube do Porto tem nova direção e nova equipa técnica. A sua situação económica é muito grave. Não há dinheiro para grandes reforços e vão ter que apostar na prata da casa. Por mais que me custe, tenho que admitir que parte em desvantagem em relação aos da 2ª Circular.
Mas Porto é Porto. É raça, acreditar, suor, união, entrega. Épocas houve em que não era nada favorito e ganhou. Vamos, Porto!
Muita força aos nossos rapazes da formação! Espero ver brilhar na equipa Porto e como equipa Porto, o Mora, o Vasco , o Martim, o Gonçalo , o Iván e outros. Espero ver aquela defesa a funcionar como um pêndulo e que os mais velhos ajudem e entusiasmem os mais novos. Espero um treinador que seja um caso de urbanismo, sem deixar de ser apaixonado e interventivo. Um treinador sem medo e que mantenha o clube e equipa unidos. Um treinador ao mesmo tempo prudente e ousado, que não tem medo de fazer substituições quando estas são necessárias, sem as guardar para os últimos instantes do jogo.
Eu acredito em Vítor Bruno.
No fundo, no fundo sonho com belas e agradáveis surpresas. Força, Porto! Força, portistas!
***
Não gosto de zangas por causa do futebol. Gosto de brincar com com pessoas que têm gostos clubísticos diferentes e aceito de bom grado que brinquem com os meus gostos clubistas.
Quando uma pessoa não sabe brincar e passa logo ao insulto ou ao ataque desesperado ao clube do outro, dou-lhe o silêncio por resposta, pois só essa é a resposta que tal pessoa merece!
Uma pessoa chatear-se por causa do futebol? Por favor. Deve mas é elevar mais os níveis de inteligência e de bom senso.
Compreendo a paixão do futebol e alguns excessos durante o jogo. Mas transportar isto tudo para as conversas semanais com os amigos será de baixo nível.
Quem não sabe brincar aos futebóis nem sequer é desportista.
Que também neste aspeto a nova época seja nova! Em desportivismo e em saber brincar sem achincalhar, sem se armar em esperto.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.