segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Um bispo italiano proibiu padres, diáconos e leigos não vacinados contra a covid-19 de darem a comunhão aos fiéis nas celebrações

A coragem de um bispo contra a covid-19

Um bispo italiano proibiu padres, diáconos e leigos não vacinados contra a covid-19 de darem a comunhão aos fiéis nas celebrações. Trata-se de D. Giacomo Cirulli, bispo de duas pequenas dioceses a norte de Nápoles.

Este bispo iniciou a sua caminhada para o sacerdócio depois de se ter licenciado em Medicina. Para além dos conhecimentos médicos, passou pela experiência de estar internado. Agora, perante o agravamento da pandemia, não se coibiu de tomar medidas que questionam determinadas opções individuais.
Perante o relevo que a comunicação social deu às medidas tomadas por aquele bispo italiano, sobretudo a de proibir a distribuição da comunhão por não vacinados, este viu-se obrigado a publicar um comunicado para esclarecer as razões de uma posição tão drástica. No decreto em que definiu as normas a respeitar pelas suas dioceses no combate à disseminação da pandemia, recordou as palavras do Papa Francisco: "Vacinar-se é um ato de amor". No comunicado, esclarece que impôs a proibição porque o respeito pela vida, sobretudo a dos mais fracos que "não podem usufruir das vantagens da cobertura vacinal", se sobrepõe às escolhas individuais.
Também na semana passada foi amplamente divulgada nas redes sociais e nos média a fotografia de um índio da Amazónia, Tawy Zó"é, que carregou às costas o pai, Wahu Zó"é, durante seis horas até ao posto de vacinação - e outras seis de regresso à sua terra. A fotografia foi tirada em janeiro de 2021, pelo médico Erik Jennings Simões, quando se iniciou a campanha de vacinação naquelas paragens. Partilhou-a, recentemente, no Instagram com a legenda: "O momento mais extraordinário de 2021".
Enquanto alguns desprezam certos constrangimentos que estão a ser impostos aos não vacinados, e se manifestam contra violentamente por essa Europa fora, outros, de territórios mais pobres, anseiam pela vacina e fazem até grandes sacrifícios para lhe terem acesso.
Sensível a estes que não têm acesso à vacinação que pretendem, e também às palavras do Papa, D. Giacomo Cirulli foi coerente e corajoso ao proibir não vacinados de distribuírem a comunhão aos fiéis.
Fernando Calado Rodrigues, aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.