quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

BRUXARIA, CARTOMANCIA, ESPIRITISMO E OUTROS...

Será a fé cristã compatível com bruxas, horóscopos e cartomantes? Pode um cristão frequentar consultas de tarot, bruxaria ou sessões de espiritismo? Não. Não só a pessoa acaba por ser enganada e perder dinheiro, como também comete uma ofensa grave contra de Deus, pecando contra o primeiro mandamento: “Adorar a Deus e amá-l’O sobre todas as coisas”.
PAPA FRANCISCO
«Se escolheres Cristo, não podes recorrer ao mago: a fé significa abandonar-se nas mãos de um Deus confiável, que se faz conhecer não através de práticas ocultas, mas da revelação e com amor gratuito. Talvez alguns de vós me digam: “Ah, sim, isto de magia é uma coisa antiga: hoje, com a civilização cristã isto não acontece”. Mas tomai cuidado! Eu pergunto-vos: quantos de vós vão ler a sina, quantos de vós vão aos adivinhos para que lhes leiam as mãos ou as cartas? Ainda hoje, nas grandes cidades, os cristãos praticantes fazem essas coisas. E à pergunta: “Mas como é que, se crês em Jesus Cristo, vais ao mago, ao adivinho, a todas estas pessoas?”, respondem: “Creio em Jesus Cristo, mas por superstição vou também a elas”. Por favor: a magia não é cristã! Essas coisas que são feitas para adivinhar o futuro ou adivinhar muitas coisas ou mudar situações da vida, não são cristãs. A graça de Cristo traz-te tudo: reza e confia no Senhor.»
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA
«Todas as formas de adivinhação devem ser rejeitadas: recurso a Satanás ou aos demónios, evocação dos mortos ou outras práticas supostamente «reveladoras» do futuro. A consulta dos horóscopos, a astrologia, a quiromancia, a interpretação de presságios e de sortes, os fenómenos de vidência, o recurso aos "médiuns", tudo isso encerra uma vontade de dominar o tempo, a história e, finalmente, os homens, ao mesmo tempo que é um desejo de conluio com os poderes ocultos. Todas essas práticas estão em contradição com a honra e o respeito, penetrados de temor amoroso, que devemos a Deus e só a Ele.» (CIC 2116)
«Todas as práticas de magia ou de feitiçaria, pelas quais se pretende domesticar os poderes ocultos para os pôr ao seu serviço e obter um poder sobrenatural sobre o próximo – ainda que seja para lhe obter a saúde – são gravemente contrárias à virtude de religião. Tais práticas são ainda mais condenáveis quando acompanhadas da intenção de fazer mal a outrem ou quando recorrem à intervenção dos demónios. O uso de amuletos também é repreensível. O espiritismo implica muitas vezes práticas divinatórias ou mágicas; por isso, a Igreja adverte os fiéis para que se acautelem dele. O recurso às medicinas ditas tradicionais não legitima nem a invocação dos poderes malignos, nem a exploração da credulidade alheia.» (CIC 2117)
CÓDIGO DE DIREITO CANÓNICO
«Não se administre a unção dos doentes àqueles que perseveram obstinadamente em pecado grave manifesto.» (CDC 1007) À laia de exemplo: bruxas, espíritas, cartomantes, tarólogos e outros do mesmo ramo satânico…
«Devem ser privados de exéquias eclesiásticas, a não ser que antes da morte tenham dado algum sinal de arrependimento: 1° os apóstatas notórios, os hereges e os cismáticos; (onde se incluem os publicamente conhecidos por práticas de bruxaria, espiritismo e outros modos contrários à fé católica) 2° os que escolheram a cremação do corpo próprio, por razões contrárias à fé cristã; 3° os outros pecadores manifestos, aos quais não se possam conceder exéquias eclesiásticas sem escândalo público dos fiéis.» (CDC 1184)
«Àquele a quem foram recusadas exéquias eclesiásticas, deve também ser-lhe negada qualquer Missa exequial.» (CDC 1185)
PASTORES DEVEM ESTAR ATENTOS
«Paulo encoraja os responsáveis da comunidade, que ele sabe que vê pela última vez. E que lhes diz? “Vigiai sobre vós mesmos e sobre todo o rebanho”. Esta é a obra do pastor: ser vigilante, vigiar sobre si mesmo e sobre o rebanho. O pastor deve vigiar, o pároco deve vigiar, ser vigilante, os presbíteros devem vigiar, os bispos, o Papa devem vigiar. Vigiar para guardar o rebanho, e também vigiar sobre si mesmo, examinar a própria consciência e ver como se cumpre este dever de vigiar. “Tomai cuidado convosco e com todo o rebanho, de que o Espírito Santo vos constituiu administradores para apascentardes a Igreja de Deus, adquirida por Ele com o seu próprio sangue” (At 20, 28): assim diz São Paulo.» (Papa Francisco)
Porque pastor, porque não nego os deveres próprios da missão, tenho es
tado atento não só aos profissionais da marosca, artistas em ludibriar e sacar dinheiro bem como aos clientes e frequentadores desses cultos presididos por Belzebu e seus sequazes.
(P. António Magalhães Sousa) , aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.