sexta-feira, 16 de abril de 2021

José Sócrates... Desconfinamento... Igreja Matriz de Tarouca... Semana de Oração pelas Vocações

O caso José Sócrates

As televisões não têm falado de outra coisa. Parece uma novela mexicana. A decisão do Juiz Ivo Rosa de levar o arguido a julgamento apenas por poucos dos muitos crimes pelos quais estava acusado pelo Ministério Público, tem dado pano para mangas na comunicação social.
Gente que concorda com o citado juiz, dizendo que é a justiça a seguir o seu caminho; pessoas que discordam do magistrado e o contestam frontalmente; milhares a subscrever um baixo-assinado pedindo o afastamento de Ivo Rosa da magistratura; comentadores a apontarem aspectos formais não plausíveis no pronuncionamento do magristrado; outros que apontam questões de fundo como prescrições...
Mas a procissão ainda vai a meio. O Tribunal da Relação pode manter, alterar, corrigir o pronunciamento de Ivo Rosa. Sendo assim, parece fora de contexto o júbilo manifestado por Sócrates, como outros posições radicais da sociedade civil. Aguardemos a decisão do Tribunal da Relação.

DESCONFINAMENTO

Segundo o Governo, o desconfinamento arranca no dia 19 de abril conforme o previsto. Há, contudo, alguns concelhos que não passam a esta nova fase de desconfinamento e outros que regridem. São aqueles em que a situação pandémica é grave ou muito grave.
Neste concelho e nos vizinhos, o desconfinamento segue o percurso previsto. E ainda bem.
Há que fale numa quarta vaga a partir de meados de maio. Que Deus nos livre! Compete imenso à sociedade civil evitar que tal não aconteça.

Igreja Matriz de Tarouca
Monumento de Interesse Nacional
Estão praticamente concluídas as obras de restauro interno do templo.
Um ano e três meses depois, foi ali celebrada a Eucaristia no dia de ontem. Para alegria dos presentes.
Por mais algum tempo, as celebrações dos fins-de-semana ocorrerão no Centro Paroquial por razões que têm a ver com a pandemia. No Centro há mais espaço, outras condições para se observarem as normas de saúde em vigor. Vamos ver se no início de maio já é possível celebrar na Igreja. Olaxá a COVID-19 o permita!
Nos próximos ntempos, o templo vai levar:
- novo sistema de som
- novo sistema de transmissão interna
- nova passadeira
- colocação de reposteiros
Estamos à espera que nos chegue o prometido projecto para o altar da celebração. Enquanto tal não acontece, celebraremos no atual.
PARA DEUS SEMPRE O MELHOR!

Semana de Oração pelas Vocações


Se a vocação é um dom de Deus, então todas as vocações são igualmente importantes e indispensáveis ao projecto do Senhor. Seja a vocação laical, seja a vocação sacerdotal, seja a vocação religiosa. Leigos, sacerdotes e consagrados são mesma Igreja de Cristo na diversidade enriquecedora de carismas e serviços.Como Deus fala no santuário do coração, ajudemos os filhos, os netos, os colegas, os amigos a estar atentos à voz meiga e suave do Senhor. Seguir o Senhor pela vocação que Ele nos dá, é percorrer o caminho da felicidade, é viver uma vida pascal, é sonhar o sonho de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.