terça-feira, 7 de maio de 2019

I Trail Rota do Varosa – Tarouca


O I Trail Rota do Varosa, que decorreu no dia 1 de maio no Concelho de Tarouca, foi verdadeiramente épico. 

Formando uma moldura humana fenomenal, os cerca de 600 participantes partiram do centro cívico de Tarouca rumo aos desafiantes trilhos do varosa, ladeados por uma paisagem de perder de vista, carregados de história e património, em perfeita simbiose com a natureza.  

Pelo caminho, nos postos de abastecimento, houve tempo para degustação de produtos endógenos, bôlas, queijos, enchidos, prova de licores de baga sabugueiro e espumante Murganheira, animados por músicos, “monges de cister” e grupos culturais locais, que funcionaram como verdadeiro combustível para a superação dos atletas que se desafiaram a percorrer os 10, 20 e 30 quilómetros de percurso.  

Organizado pela Vale Varosa – Associação de Desenvolvimento Local, Agrupamento de Escolas Dr. José Leite Vasconcelos e Município de Tarouca, o sucesso do Trail Rota do Varosa o primeiro evento da modalidade a decorrer no concelho, deve-se à criação de sinergias, envolvimento participação e patrocínio de empresas e associativismo local, bem como a colaboração de  cerca de 80 voluntários que foram incansáveis e imprescindíveis para que o I Trail Rota do Varosa seja já uma referência a nível regional e nacional, com II Edição já agendada para 2020. 

O I Trail Rota do Varosa procurou também criar um foco na sensibilização ambiental, sendo candidato ao “Programa Sê-lo Verde”, que tem em vista incentivar a adoção de boas-práticas ambientais, inovadoras e com impacte ambiental, social, económico nos grandes eventos. 

 

Cátia Rocha

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.