quinta-feira, 15 de março de 2018

Diocese do Porto tem novo Bispo

Depois de D. António Francisco dos Santos, natural da Diocese de Lamego, ter sido Bispo do Porto, eis que o novo Bispo do Porto, D. Manuel Linda, é também originário da Diocese de Lamego, concelho de Resende.
Fomos colegas no Seminário de Lamego. Embora mais novo, tivemos aulas em comum nalgumas disciplinas.
Ainda seminarista, D. Manuel Linda, mudou-se para a Diocese de Vila Real, tendo acabado os seus estudos no Seminário Maior do Porto como acontecia e acontece com os seminaristas daquela diocese transmontana.
Já sacerdote, prosseguiu os seus estudos no estrangeiro. Exerceu vários serviços na Diocese Vilarealense, tendo sido nomeado Bispo Auxiliar de Braga em 2009. Em 2013, é nomeado responsável pelo Ordinariato Castrense. Agora é enviado pelo Papa à diocese mais populosa do país, sucedendo ao saudoso D. António Francisco.
Conservo do nosso tempo de seminário a imagem de uma pessoa calma, bem-disposta, muito capacitado, compenetrado,  trabalhador e arejado.
Há muitos anos que não nos encontramos.  Mas diz o povo que "aquilo que o berço dá, a tumba o leva". Pese embora toda a mudança que o amadurecimento, a cultura e a evolução de vida propiciam, penso, até pelo que dele vou lendo, que o novo Bispo do Porto manterá o rastro do jovem que conheci.
Desejo-lhe um bom e belo serviço pastoral no Porto. Anúncio corajoso de Jesus Cristo, serviço aos irmão mais carenciados "sem a comunicação social atrás", como ele diz. Forte vivência comunitária da fé, empenhando todos e cada um.
Parabéns, D. Manuel!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.