segunda-feira, 15 de setembro de 2014

NO INÍCIO DE MAIS UM ANO LECTIVO

 
Agora, que o novo ano lectivo está a dar os primeiros passos, é hora de desejar as maiores felicidades a quem ensina e a quem aprende. Aliás, nunca deixamos de aprender. O segredo da aprendizagem está na atenção. Estudar não é só ler. É, acima de tudo, escutar. É escutar sempre, até ao fundo, até à profundidade. O Padre António Vieira avisa: «Para aprender, não basta ouvir por fora; é necessário e...ntender por dentro». Só quando se chega dentro se entra no essencial. Inteligente é o que lê por dentro. Deixem, por isso, respirar a escola. Não pressionem a escola. Dêem espaço para que a escola se possa concentrar na sua missão. Tão nobre. Tão bela. Tão difícil e tão dificultada. Eu acredito na escola. Nos professores. E nos alunos. Em todos! Muita paz e muita esperança! Especialmente para si!

 Senhor Jesus, ajuda-me no meu trabalho.
Sê o meu Mestre e a minha Luz.

Eu dou o meu esforço,
dá-me a Tua inspiração.... 
Ajuda-me a estar atento e a ser concentrado.

Não Te peço para ser o melhor,
 só Te peço que me ajudes a dar o meu melhor,
a trabalhar todos os dias.

Que eu não queira competir com ninguém
 e que esteja disponível para ajudar os que mais precisam. 
Que eu seja humilde, que nunca me envaideça,
 que nunca me deslumbre no êxito,
 nem me deixe abater na adversidade.

Que eu nunca desista.
 Que eu acredite sempre.

Que eu aprenda a ciência e a técnica,
mas que não esqueça que o mais importante é a bondade, a solidariedade e o amor.
Que eu seja sempre uma pessoa de bem.

Ilumina, Senhor, o meu entendimento
 e transforma o meu coração.

Dá-me um entendimento para compreender o mundo
 e um coração capaz de amar os que nele vivem!
João António Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.