terça-feira, 28 de maio de 2013

Câmara instala oleões para recolha de óleos alimentares usados

A autarquia de Tarouca, no âmbito da sua política de preservação e proteção ambiental, instalou, por todo o concelho, contentores para a deposição de óleos alimentares usados, que terão como fim a reciclagem.
 
Agora, o óleo de fritar alimentos já pode ser transformado num combustível amigo do meio ambiente bastando, para o efeito, colocar o óleo usado, previamente arrefecido, nos oleões, dentro de garrafas de plástico fechadas.
 
É de salientar que a instalação deste oleões integra a resolução de um problema ambiental, gerado pela presença do óleo alimentar usado nas águas residuais domésticas (ETAR’S) ou nos resíduos sólidos urbanos que vão para aterro. Assim, com a separação do resíduo de óleo alimentar usado e encaminhamento para reciclagem é possível o seu reaproveitamento para a produção de energia com vantagens na sua utilização, quer económicas quer na redução da emissão de gases com efeito estufa.
 
Os tarouquenses dispõem assim de mais um meio para contribuírem para um ambiente melhor.
 
 
Gabinete da Cultura, Turismo e Comunicação
Câmara Municipal de Tarouca

2 comentários:

  1. ORA AQUI ESTÁ UMA BOA IDEIA!:)

    A. Monteiro

    ResponderEliminar
  2. Não basta por estes equipamentos.Há que sensibilizar a população. veja-se o caso dos ecopontos, as pessoas têm-nos ao lado da porta e não separam.Propunha haver multa pesadas.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.