segunda-feira, 14 de maio de 2012

Gestores do PSI-20 ganham 44 vezes mais que os trabalhadores

Os salários dos gestores das principais cotadas na bolsa de Lisboa não seguiram a tendência geral de perda de rendimentos que se verificou em 2011. As remunerações dos presidentes executivos destas 20 empresas aumentaram 5,3%, para 17,6 milhões de euros. Já a média salarial dos trabalhadores caiu quase 11%.

A equipa de gestão que teve o maior aumento foi a da Semapa, que beneficiou de uma subida de 48,8% na remuneração total devido a um acréscimo de 112% da componente variável. Os prémios de gestão têm um peso considerável no salário total dos líderes do PSI-20, representando mais de um terço nas remunerações. Esta é uma tendência que se mantém desde o ano passado.

Em contraciclo com os aumentos globais dos salários dos gestores, os custos médios com o pessoal registaram uma tendência de queda. As despesas totais com as remunerações dos trabalhadores subiram 5,8%, mas como entraram mais 43 mil pessoas nestas empresas em 2011 (um aumento de 19%, justificado em larga medida com a aquisição da Oi pela PT), a média salarial diminuiu.

Esta redução, que chegou a praticamente 11%, deverá estar relacionada com a contratação de pessoas com remunerações mais baixas. Contas feitas, os presidentes das 20 cotadas do PSI-20 ganharam, em média, 44 vezes mais do que os trabalhadores.

Em 2010, esse diferencial tinha sido de 37 vezes. Mais uma vez, a inclusão da Oi nas contas da PT influencia esta evolução. Em Espanha, segundo dados publicados ontem pelo El País, os presidentes das empresas que compõem o Ibex, o principal índice da bolsa de Madrid, ganharam em 2011 mais 24,7 vezes do que a média dos trabalhadores.

O hiato era de 25,5 vezes em 2010.

Nos EUA, segundo um estudo publicado este mês pelo Economic Policy Institute, os CEO das 350 maiores empresas ganham 231 vezes mais do que a média dos seus trabalhadores.
Fonte: aqui

DÁ QUE PENSAR!...

1. Em Espenha, os gestores ganham  24,7 vezes mais do que os trabalhadores. Em Portugal, os gestores ganham mais 44 vezes mais do que os trabalhadores!!!

2. Enquanto cai a média salarial dos trabalhadores, aumenta a dos gestores!

3. É o capitalismo selvagem no seu explendor! Tirar a quem tem pouco para dar a quem tem imenso...

4. Este capitalismo selvagem não aprende mesmo! Nem quer aprender... Às vezes somos levados a pensar que só uma revolução seria capaz de o pôr nos eixos!

5. Aqui está aquilo que há dias dizia o Dr. Marques Mendes na televisão, quando afirmava que o governo não pode dar a sensação que é forte com os fracos, mas fraco com os fortes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.