terça-feira, 8 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher

O foco do Dia Internacional da Mulher, este ano, é sobre o acesso igualitário das mulheres à educação, às ciências e à tecnologia e dá ênfase à necessidade de realizar esse potencial.
Há cem anos, mulheres de todo o mundo deram um passo histórico no longo caminho em busca da igualdade. O primeiro Dia Internacional da Mulher foi proclamado para chamar a atenção sobre as inaceitáveis – e frequentemente perigosas – condições de trabalho que muitas mulheres enfrentavam em todo o mundo.
Embora o evento tenha sido celebrado apenas em alguns, poucos, países, levou mais de um milhão de mulheres às ruas, exigindo não só melhores condições de trabalho, mas também o direito ao voto, de ocupar cargos públicos e de serem parceiras dos homens em condição de igualdade.
Eu suspeito que aquelas pioneiras corajosas olhariam para o nosso mundo de hoje com uma mescla de orgulho e frustração. Houve um progresso notável, uma vez que o último século testemunhou uma expansão sem precedentes dos direitos legais e da promoção social das mulheres. De fato, o avanço dos direitos da mulher pode ser entendido como uma das mais profundas revoluções sociais que o mundo já viu.
Há cem anos, apenas dois países permitiam o voto feminino. Hoje, esse direito é virtualmente universal e as mulheres têm sido eleitas para liderar governos em todos os continentes. As mulheres também passaram a ocupar cargos de liderança em profissões das quais eram antes banidas.
Bem mais recentemente do que há um século, a polícia, os tribunais e os vizinhos ainda viam a violência doméstica como um assunto inteiramente privado. Hoje, dois terços dos países dispõem de leis específicas para penalizar a violência doméstica e o Conselho de Segurança das Nações Unidas reconhece, agora, a violência sexual como uma tática deliberada de guerra.
Mas, apesar do progresso durante o último século, as esperanças de igualdade expressas naquele primeiro Dia Internacional da Mulher ainda estão bem longe de serem concretizadas. Quase duas em três pessoas adultas analfabetas são mulheres. É menos provável que meninas estejam na escola do que os meninos.
Todos os dias, a cada 90 segundos, uma mulher morre durante a gravidez ou devido a complicações do parto, apesar de todos os conhecimentos e recursos que dispomos para tornar a gestação segura.
Em todo o mundo, as mulheres continuam a ganhar menos que os homens para executar o mesmo trabalho. Em muitos países, elas também têm acesso desigual à terra e aos direitos de herança.
E, apesar de avanços notórios, as mulheres representam apenas 19% das legislaturas, 8% dos negociadores da paz e apenas 28 mulheres ocupam cargos de chefe de estado ou de governo.
Não são apenas as mulheres que pagam o preço da discriminação. Todos nós sofremos por não conseguir obter o melhor de metade do talento do mundo.
Nós minamos a qualidade de nossa democracia, a força de nossas economias, a saúde de nossas sociedades e a sustentabilidade da paz.
O foco do Dia Internacional da Mulher, este ano, é sobre o acesso igualitário das mulheres à educação, às ciências e à tecnologia e dá ênfase à necessidade de realizar esse potencial.
O projeto para assegurar a igualdade dos géneros e os direitos das mulheres é um projeto global, um desafio para cada país, rico ou pobre, do Norte ou do Sul.
Foi em reconhecimento da universalidade e das vantagens, se as entendermos corretamente, que as Nações Unidas articularam quatro organizações existentes para criar a ONU Mulher.
O objetivo dessa nova entidade, que tenho o grande privilégio de dirigir, é galvanizar todo o sistema das Nações Unidas, para que possamos cumprir a promessa da Carta da ONU de direitos iguais para homens e mulheres. Um ideal, pelo qual lutei toda a minha vida.
Como uma jovem mãe e pediatra, eu passei pela experiência das lutas para equilibrar a família com a carreira e constatei como a inexistência de creches pode afastar a mulher do trabalho remunerado.
A oportunidade de remover essas barreiras foi uma das razões que me levou à política. Foi por isso que apoiei políticas que ampliavam os serviços de saúde e de creche para as famílias e davam prioridade aos gastos públicos destinados à proteção social.
Como presidente, trabalhei duramente para criar oportunidades iguais para os homens e as mulheres de contribuírem com seus talentos e experiências para enfrentar os desafios que o nosso país tinha pela frente. Foi por isso que montei um gabinete governamental com um número igual de homens e mulheres.
Como diretora-executiva da ONU Mulher, quero aproveitar o meu mandato, o conhecimento coletivo e toda experiência acumulada, para encorajar o progresso na busca de uma igualdade real de géneros, em todo o mundo.
Nós vamos trabalhar em parceria estreita com homens e mulheres, líderes e cidadãos, a sociedade civil, o setor privado e todo o sistema das Nações Unidas para ajudar os países a implementar políticas, programas e orçamentos para atingir esse importante objetivo.
Tenho visto por mim mesma que as mulheres podem, com muita frequência e nas circunstâncias mais difíceis, realizar conquistas para suas famílias e para a sociedade, se lhes for dada a oportunidade. A força, a diligência e a sabedoria das mulheres continuam a ser o maior recurso inexplorado da humanidade.
Simplesmente, não podemos esperar outros cem anos para resgatar esse potencial.
Michelle Bachelet, aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.