sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Mubarak abandona o poder, Egipto explode de alegria

Ao 18º dia de protestos, com centenas de milhares de egípcios nas ruas, o presidente Hosni Mubarak abandonou o poder.  A decisão chegou pela voz  do vice-presidente egípcio Omar Suleiman.  As ruas do Cairo explodiram de alegria.

Centenas de milhares de manifestantes reunidos na praça Tahrir, no centro do Cairo,  explodiram de alegria com o anúncio da renúncia do presidente egípcio, após 30 anos no poder, relataram os  jornalistas da Agência France Press no local.

"O Egipto é livre, o Egipto é livre", grita-se na Praça Tahrir. Os manifestantes choravam, dançavam e cantavam "Deus é o maior!". Na Tunísia as pessoas também asiram para as ruas e buzinaram para comemorar a saída de Mubarak do poder.

Num comunicado feito na televisão estatal, o vice-presidente Omar Suleiman anunciou que Mubarak iria, de facto, abandonar o poder: "Nas circunstâncias difíceis que o país atravessa, o Presidente da República decidiu resignar ao cargo de Presidente e confiou no Presidente das Forças Armadas que continue o país. Que Deus nos ajude".

O ministro da Defesa, Mohamed Hussein Tantawi, é o líder do conselho que agora lidera o país. Tantawi, 75 anos, é conhecido por ser muito próximo ideologicamente de Mubarak.
O meu país está livre depois de décadas de repressão     ElBaradei
Após dois discursos nas últimas duas semanas em que Hosni Mubarak recusou abdicar do poder, o presidente egípcio delegou no seu vice-presidente o anúncio de renúncia, numa altura em que se encontra, juntamente com a família, na estância balnear egípcia de Sharm el Sheikh, junto ao Mar Vemelho.
O opositor egípcio e prémio Nobel da Paz Mohamed ElBaradei congratulou-se com a decisão de Mubarak: "Este é um grande dia na minha vida. O meu país está livre depois de décadas de repressão", afirmou à Associated Press.

UE espera reformas rápidas e profundas, Israel apela a transição calma
A União Europeia já reagiu afirmando que o presidente Hosni Mubarak ouviu a voz dos egípcios ao anunciar sua renúncia ao poder, declarou a chefe da diplomacia da UE, Catherine Ashton.
A decisão, acrescentou  Catherine Ashton, é um caminho para "reformas mais rápidas e profundas" no Egipto.  "O futuro do Egipto permanece, justamente, nas mãos do povo egípcio".
De Israel, chegarem do governo apelos de uma transição calma no Egipto e o desejo de preservar o tratado de paz assinado entre Israel e o Egipto em 1979.

O Hamas anunciou que comemora o 'início da vitória da revolução egípcia'.

O presidente norte-americano, Barack Obama, fará ainda esta tarde uma declaração sobre a renúncia de Hosni Mubarak, anunciou a Casa Branca.

Obama tomou conhecimento da decisão de  Mubarak e da entrega do poder aos militares durante uma reunião na Sala Oval, informou o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Tommy Vietor.O presidente assistiu em directo à comemoração na praça Tahrir, no centro do Cairo, pela televisão.
Fonte: aqui

2 comentários:

  1. Grande noticia para os amantes da liberdade

    http://brigadascinzacoelho.blogspot.com/2011/02/o-povo-unido-jamais-sera-vencido.html

    ResponderEliminar
  2. Esperemos que esta alegria seja duradoura...mas tenho as minhas dividas.

    A.R.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.