sábado, 3 de janeiro de 2009

O Bispo que "não tem papas na língua"

Dom Manuel da Silva Martins é conhecido por "não ter papas na língua". Divertido, aberto, frontal, não tem o menor pejo em dizer o que pensa, por exemplo, que divide os padres em duas classes: "Os que acreditam no que dizem e fazem e os que são meros funcionários". Passa a sua vida no meio do povo, sentindo o povo, auscultando-o, sendo povo, sabendo o que ele vive e as situações de desespero em que se encontra. ( Ilda Machado)

Já muitas vezes tenho manifestado a minha grande admiração para com o Bispo -emérito de Setúbal, D. Manuel Martins. Homem de Deus, por isso um apaixonado pela pessoa humana em nome de cuja dignidade ergue a voz. Em D. Manuel os pobres, os marginalizados, os abandonados, os silenciados têm tido "voz e vez". Não só pela palavra, mas sobretudo pelo testemunho. Um homem, um cristão e um bispo fantástico! Como precisávamos que actualmente estivesse no activo - pelo menos um! - Bispo ao estilo de D. Manuel Martins!
Pois hoje apareceu na TV o Bispo-emérito de Setúbal. Não o pude ouvir como tanto desejava, dados os meus afazeres pastorais. Mas retive esta frase que colhi no blog do Doutor João António:
"De facto, como ele diz, chamar aumentos ao que o Governo pensa dar aos reformados é um eufemismo muito grande. Deviam, sim, pedir desculpa por chamar a isto...aumentos!"
Fantástico, D. Manuel! E olhe que ao senhor toda a gente entende...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.