segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Domingo agitado

No fim das  Missas vespertinas e nas deste domingo, os cristãos desta comunidade escolheram os seus representantes no Conselho Pastoral Paroquial. Pode ver aqui.

REUNIÃO GERAL DE CATEQUISTAS
Ao princípio da tarde, houve uma longa  reunião geral de catequistas no Centro Paroquial, uma vez que no próximo sábado, pelas 15 horas, na Igreja paroquial, terá lugar a Eucaristia de início de atividades catequéticas, reunião de pais e 1º encontro dos catequizandos com os seus catequistas.
A reunião centrou-se nas palavras que o Papa Francisco dirigiu aos participantes no Congresso Internacional de Catequese, no passado dia 27 de Setembro. Elas foram a base da nossa reflexão, partilha e orientação.
Analisou-se o boletim a ser entregue aos pais na abertura da catequese.
Definiram-se e aprovaram-se estratégias e atividades.
Fez-se a distribuição dos grupos pelos catequistas, numa linha de continuidade e acertaram-se as salas para cada grupo.
Houve um tempo de troca de experiências, rica em sugestões a serem analisadas a seu tempo.
Distribuiu-se o guião para a festa da catequese, subordinado ao tema do Plano Pastoral que cada catequista adaptará ao seu grupo.
Terminámos com a oração do catequista.

Reunião do Apostolado da Oração
e dos Ministros Extraordinários da Comunhão
Começou-se com a oração de Vésperas, que haviam sido projetadas no ecrã.
Falou-se dos que levam Nosso Senhor aos doentes e entravados. Um serviço fantástico, discreto, feito em nome da comunidade dos crentes. Em cada ministro da comunhão é toda a paróquia que visita os seus doentes.
Cada um destes grupos elegeu o seu representante ao Conselho Pastoral.
Abordaram-se ainda outros assuntos no âmbito da ação específica de cada grupo, tendo em conta o novo ano pastoral.

Reunião Arciprestal
Na tardinha do mesmo domingo, teve lugar em São Cosmado a reunião dos sacerdotes do Arciprestado Armamar/Tarouca, presidida pelo Arcipreste, P.e Mergulhão.
Foram prestadas informações da última reunião do Colégio de Arciprestes, da recente assembleia do clero diocesano e do Plano Pastoral da Diocese.
Analisou-se a última versão do inquérito sobre as paróquias, tendentes à criação de um banco de dados e foram indicados os responsáveis para os diversos sectores pastorais e refletiu-se sobre o Conselho Pastoral Paroquial, Arciprestal e Diocesano.
Abordaram-se outros assuntos e trocaram-se experiências e pontos de vista.

1 comentário:

Luís Barros Pereira disse...

É um dever de todos assinar a petição europeia “Um de nós”, em defesa da vida.

O título da petição é sugestivo: 'Um de nós'. De facto, desde a concepção até à morte natural, todos têm direito à vida e à dignidade humana. E o embrião é um de nós. E nós somos pela vida, desde a concepção até à morte natural”.
É um dever assinar esta petição tão bem fundamentada e credibilizada pelo grupo de cidadãos que a promove.

http://www.oneofus.eu/