sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Jovens falam da Quaresma - II

- Então ontem visitastes o blog http://paroquiadetarouca.blogspot.com/? E vistes o post Quaresma explicada aos mais novos ?
- Por acaso vi, meu! Tá fixe!
- Achei "muita giro" os nomes das personagens! A princípio lembrei-me que se podia tratar do futebolista Ricardo Quaresma e da sua namorada que se chamaria Metanoia... "Granda noia!" Ihihihih!
- Olha, eu só agora percebi por que razão na Quaresma não há flores e não se canta o Aleluia e a cor é roxa...
- Aquela história do coração tá fixe! A malta olha muito pra fora mas não topa nada olhar pra dentro, meus! E se não tivermos cuidado, não passamos de uma caixa onde os de fora enfiam tudo o que lhes apetece e a gente sem dar conta. Ah! Pois é!
- Tais a ver, eu não vos dizia! vale a pena, meus! Aquele post tá bué de fixe!
-Ó pá! Ontem compreendi aquela cena que me contou há dias o meu primo quando cá estive no Carnaval...
- Conta, meu! tenho que bazar...
- Ele, lá na terra dele, anda no 10º ano de catequese. Então, antes da Quaresma combinaram com o catequista uma cenas. São vinte marmanjos e levaram uma corda e uma vela. Dividiram a corda em 20 partes e cada um atou a sua parte à parte do outro através de um nó. Depois recolheram a corda, dobraram-na em circo e colocaram no meio a vela.
- Eh, pá! Para quê?
- Como a Quaresma tem 40 dias, cada um guarda a corda enrolada com a vela no meio no seu quarto dois dias. E depois passa-a ao colega.
- Para quê, meu?
- Cada um reza no seu quarto pelos outros e a vela, significando a fé em Cristo, serve para lembrar o compromisso que cada um assumiu para a Quaresma.
- Que compromisso?
- Ele diz que foi individual...
- Isso é giro! E se nós propuséssemos ao nosso catequista uma cena destas?
- Bora, meu!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.