sábado, 24 de outubro de 2009

Vamos esperar e vamos todos colaborar

Patriarca disponível para colaborar com o novo Governo
O Cardeal-Patriarca de Lisboa considera ser ainda prematuro avaliar o novo governo do país, mas assegura que "vamos todos colaborar".
D. José Policarpo admitiu, em declarações à Renascença, que esteve reunido com o Primeiro-ministro esta semana, a pedido de José Sócrates, mas garante que a formação do executivo não foi tema de conversa, porque essa não é uma “competência” da Igreja.
“Foi uma coincidência”, assegura, assinalando que foram abordados “vários assuntos”.
Sobre o novo elenco governativo, o Cardeal-Patriarca refere: “Por enquanto não acho nada. É o Governo da nação, vamos esperar e vamos todos colaborar”.
D. José Policarpo falava, esta Sexta-feira, à margem da cerimónia de apresentação do curso de Arquitectura de Igrejas, na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa.
In ecclesia

"Vamos esperar e vamos todos colaborar"
Mas, senhor Patriarca, não foi isso que fez a Igreja no anterior governo de Sócrates?
Quem se cala, consente. O silêncio da Igreja Portuguesa perante a governação ruinosa de Sócrates - atrevo-me a dizer - foi chocante.
Bom, a Igreja só reagiu quando o governo ameaçou "pisar os calos à Igreja". Mas aí a Igreja não ficou muito bem no retrato, soou a reivindicação corporativista.
Quando se tratou de os pastores serem "voz e vez" do povo, aí a "santa prudência" tolheu vozes. E assim não. Definitivamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.