terça-feira, 13 de outubro de 2009

"Como se sente?"

Hoje uma pessoa amiga perguntou-me:
- Como se sente na sua nova pele de reformado?
Essa pessoa amiga lembrava-se bem que passei à reforma antecipada exactamente há oito dias.
Sinto-me bem. Era isso que eu queria, logo só tenho que me sentir bem. Uma vez ou outra, acordei espavorido: "Ai que já devia estar na escola!" Mas logo surgiu à tona da consciência a verdade: "Já estou reformado!" E o coração lá desacelerou nas batidas.

Tenho aproveitado o tempo para descomprimir, para colocar uma série de coisa em ordem. Ando a dedicar muito tempo ao nóvel blog "Paróquia de S. Pedro de Tarouca". Vou realizando as tarefas paroquiais programadas e inesperadas. Mas tudo com calma. Além disso, vou também cuidando mais um bocadinho de mim, mormente com visitas à dentista cujas consultas tinha vindo a adiar.
Até ao fim do ano, quero o tempo para me ressituar, reflectir, projectar. Depois penso arrancar para novas formas de actuação pastoral, se Deus me der vida e saúde. É que na vida, parar é morrer. Não me apressem, nem me apresse! Devagar que tenho pressa!

1 comentário:

  1. Olá!
    Bem vindo ao "clube" dos professores reformados.
    Há mais de dois anos que deixei a escola, com o tempo de serviço completo. Não posso esconder que as saudades, por vezes, vêm. As crianças com seus sorrisos e brincadeiras, o convívio entre colegas, a preparação das aulas... Enfim, foi um tempo que vivi de trabalho mas, acima de tudo, de missão.
    Nesta nova situação o tempo chega para muita coisa mas, se não o soubermos gerir, vai passando sem darmos conta, ficando dentro de nós um vazio e algum desânimo.
    Além do apoio à família, dedico algum tempo à catequese na Paróquia, o que me dá muita alegria por contribuir um pouco para o despertar da fé nas crianças. Há tempo para caminhar, contemplar, escrever, ler... Há tempo para tudo!
    Felicidades para a sua nova vida!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.