sexta-feira, 23 de junho de 2023

COERÊNCIA HUMANA


Admiro a extraordinária coerência dos humanos. De facto, toda a vida é única, inviolável e credora do uso de todos os meios em sua defesa. Fantástico, assim, o movimento de solidariedade e rápida mobilização de meios quando qualquer humano está em risco. Também no mar. Louvo, por isso, o investimento e envolvimento internacional na tentativa de salvar os cinco bimilionários, que se aventuraram, no pequeno submersível (Titan), para uma visita de cortesia ao falecido Titanic. Infelizmente, esforço inglório.

Aliás, todos os meios canalisados e a publicidade envolvida, são infinitamente irrisórios se comparados com as descomunais armadas e avultados meios terrestres e aéreos mobilizados para o Mediterrâneo, onde um número ligeiramente maior de pessoas já morreu (cerca de 35 mil), por acaso numa situação até mais fácil de detetar pelos sofisticados meios tecnológicos, porque só conseguem navegar à superfície, muitos deles em barcos de borracha!
Cada vez mais encantado fico com os nossos líderes. A diferença entre os humanos só depende dos números: uns, porque têm muitos números na conta bancária, valem o esforço; outros, porque não têm conta bancária ou ainda não têm números, valem o desprezo. E sim… maldito seja quem ouse afirmar que "o homem é o lobo do homem" (Thomas Hobbes) se, afinal, nos comportamos como cordeirinhos adestrados e a barregar felizes em uníssono.
(P. António Magalhães Sousa), aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.