quarta-feira, 30 de junho de 2021

Em 29 de junho, dia de São Pedro, o Padroeiro, o Pelourinho voltou à praça 25 de abril, no centro Histórico da Cidade de Tarouca

Dia histórico. Há mais de 100 anos que este elemento histórico tinha saído da nossa praça.
A colocação do Pelourinho no seu local original foi sempre uma ambição dos tarouquenses, é uma parte muito importante da histórica deste nosso concelho, e em 30 anos da minha estada em Tarouca, fui sempre ouvindo este anseio por parte dos meus paroquianos, em especial os mais velhos.
Foi durante décadas apenas uma vontade, hoje é uma realidade, e enquanto Pároco felicito a Câmara Municipal, na pessoa do seu Presidente, pela determinação e à família Lobo pela compreensão e capacidade de diálogo.
Hoje vi rostos com uma felicidade imensa, vi pessoas emocionadas, vi abraços de satisfação. Uma cerimónia simples, como o momento exige, mas carregada de simbolismo e sentimento.
Dado o surto pandémico, a festa do Padroeiro foi muito reduzida, ficando pelo essencial: a Eucaristia. Mas do meu ponto de vista, Tarouca teve a melhor festa das últimas décadas. A colocação do Pelourinho na sua Praça foi ocasião de indizível satisfação. Afinal Tarouca reconciliou-se com o seu passado.
Inesquecível!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.