terça-feira, 26 de julho de 2016

Dia dos Avós


26 de julho, Dia de São Joaquim e Santa Ana, pais de Nossa Senhora e avós de Jesus Cristo. Por isso, DIA DOS AVÓS.
Parabéns a todos os avós que o sabem ser!
Confesso que nunca vi tanto enlevo dos avós pelos seus netos como hoje se verifica. E isso é ótimo.
Talvez porque cada vez há menos crianças, cada neto é para seus avós uma verdadeira loucura.
O carinho, a paciência, um certo aliviar de regras, as brincadeiras, as histórias, as risadas, alguma informalidade, os miminhos... Tudo isto emerge da relação avós-netos.
E o apoio que os avós dão na criação dos netos? Num tempo de azáfama e com os exigências educativas atuais, os pais experimentam a beleza e a importância que os avós têm na educação de seus filhos.
Quantas crianças são levadas à escola pelos seus avós? Quantos meninos, nas férias e noutras ocasiões,  usufruem da presença e dos cuidados dos avós?
Já ouvi muitas vezes a pais que não têm por perto os avós de seus filhos o desabafo: "Que falta me fazem os  meus pais! Não temos quem tome conta dos filhos e eles ficam sozinhos em casa..."
Sabe-se hoje que o contacto com os netos ajuda muito a saúde dos avós, como pode ver aqui.
São de há muito conhecidas as vantagens que advêm para as crianças e adolescentes  do contacto com os seus avós. Veja aqui.
Saliento um papel fundamental que os avós NUNCA deveriam esquecer: a formação cristã dos seus netos.
A geração 30-50, por norma, anda muito distraída da formação cristã de seus filhos. Tão  absorvida pela trabalho e pela vida social que descura o fundamental: a educação na Fé!
Cabe aos avós, até pelo carinho que nutrem pelos netos, estar atentos e ajudar a suprir esta lacuna dos seus filhos em relação aos seus netos.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.