terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Breves d'aqui


  • Como de costume, o sr. Funina apresenta ao público o seu presépio popular, no mesmo espaço do ano passado. Trabalho de paciência e habilidade, que demora muito tempo a montar, merece a visita de conterrâneos e turistas.
  • As ruas que marginalizam o Centro Paroquial vão ficar mais largas para assim facilitar a circulação. O Centro Paroquial cederá o espaço que lhe seja possível para este efeito. Também isto é serviço público.
  • As “sanchas” são um petisco muito procurado nos pinhais por alturas de outubro/novembro. Como os incêndios têm reduzido as manchas de pinheiros, as “sanchas” vão rareando para desgosto dos seus apreciadores que removem pacientemente a caruma à sua procura. Ouvimos muitas queixas pelo muito tempo despendido para tão pouca colheita.
  • São muitos os doentes nesta Paróquia. Muitos acamados, outros em cadeiras de rodas, ainda outros hospitalizados. Para cada um deles pedimos a ajuda indispensável do Menino Jesus. Que Ele os assista e a todos os que deles tratam.
  • Cristo Rei é um miradouro fantástico que vale a pena visitar. Então, se tivesse luz elétrica pública e uma ligação em condições para Santa Helena, seria uma verdadeira maravilha para turistas, caminhadas, admiradores da beleza silenciosa da Serra que fala eloquentemente.
  • Ceias de Natal. Não há instituição, empresa ou grupo de amigos que as não promova. Há até quem diga que a Ceia de Consoada perde o seu sabor especial no contexto de tanta ceia de Natal… Os encontros e os convívios são precisos. Mas não seriam de os distribuir pelo ano inteiro em vez de os concentrar nesta época? Há empresas que já procedem assim.
  • Os jovens ‘Arautos da Alegria” colaboraram com o Banco Alimentar contra a Fome na recolha de alimentos. Fizeram-no com a alegria e disponibilidade que se lhes reconhece.
  • De uma média a rondar os 40/50 batizados anuais, caiu-se para uma média de 20 batismos nos últimos anos. A natalidade está realmente a diminuir. E isto deveria ser um sinal de alarme para as políticas de natalidade deste país.
  • Os finalistas da Escola José Leite de Vasconcelos fizeram, em 5 de dezembro, a sua festa de finalistas. Após a Eucaristia, teve lugar o jantar com seus familiares e convidados num restaurante local. Seguiu-se o baile no ginásio da escola.
  • Em 4 de dezembro, teve lugar, no Auditório Municipal, o Seminário “Novos Desafios de Desenvolvimento Sustentável.” Após a sessão de abertura, vários oradores falaram de “Direitos Humanos e Governação.”
  • Em 21 de maio próximo, terá lugar, em Santa Helena, a Jornada Diocesana da Juventude. Dezenas de jovens de toda a diocese virão até nós para participar na referida Jornada. Cabe aos nossos jovens e aos deste concelho tudo fazer para que tudo decorra bem e com sinal jovem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.