sábado, 28 de fevereiro de 2015

Volskwagen Passat é o “Carro do Ano 2015” em Portugal


O Volskwagen Passat é o “Carro do Ano 2015” em Portugal e o vencedor do Troféu Essilor Volante de Cristal não deixou margem para dúvidas. O modelo do segmento D conquistou a vitória absoluta – a 4.ª em 31 edições do troféu – e fez o pleno, somando igualmente vitórias nas classes de “Carrinha do Ano” e “Executivo do Ano”.
Os jornalistas de 21 órgãos de Comunicação Social, entre os quais Record, não tiveram tarefa facilitada. Não só pela lista inicial de inscritos, mas também pelas seis propostas que chegaram depois à condição de finalistas. Os testes dinâmicos decorreram durante cerca de três meses e a avaliação dos jurados atendeu a conjunto de itens particularmente abrangente.
Design; comportamento e segurança; conforto; ecologia; qualidade de construção; performances; consumos e preços foram as vertentes analisadas.
Sempre com o objetivo de chegar à proposta “mais homogénea e mais adequada à realidade socioeconómica do país”. A vitória do Volkswagen Passat, que repete os triunfos conseguidos em 1990, 1997 e 2006, traduz também o trabalho do construtor alemão, quer na evolução de modelo importante no portfólio, quer na abordagem a um segmento que procura aliar o estatuto à versatilidade de utilização.
As versões berlina e carrinha do Passat servem-se de motores gasolina e diesel conhecidos no grupo VW/Audi e que reúnem já as últimas determinações europeias em termos de emissões de CO2.


As classes


Um olhar atento pelo quadro de votações que publicamos nesta página permite perceber que a vitória do VW Passat como “Carro do Ano” enfrentou forte oposição do Nissan Qashqai. E essa “luta” acabou por ficar expressa na altura dos jurados escolherem os melhores em cada classe – outra das vertentes a concurso no Troféu Volante de Cristal. O modelo da marca japonesa foi eleito “Familiar do Ano”, reflexo natural da evolução que conheceu recentemente.
As fotos que acompanham o grande vencedor mostram, então, os mais votados em cada categoria. O Renault Twingo foi o “Citadino”; o VW E-Up ganhou na classe “Ecológico”; o Audi TT, sem surpresa, arrecadou o título de “Desportivo” e o Seat Leon X-Perience (versão do modelo que foi “Carro do Ano” em 2014) mereceu a designação de “Crossover”. Uma lista esclarecedora quanto à qualidade dos concorrentes.


Carrinha do ano
VW PASSAT VARIANT 2.0 TDI 150 CV

O triunfo da versão carrinha do VW Passat não surpreende. Os adversários eram fortíssimos (Honda Civic Tourer e Peugeot 308 SW) mas os jurados valorizaram a aliança entre espaço a bordo, distinção, capacidade da bagageira e a motorização 2.0 TDi de 150 cv.


Executivo do ano
VW PASSAT 2.0 TDI 150

A motorização deste Executivo do Ano 2015 é a mesma utilizada pela Variant e serve muito bem um automóvel que alia tecnologia, equipamento muito completo e personalidade discreta. O opositor Opel Insignia 1.4 Turbo Selection FlexFuel não conseguiu fazer valer um trunfo muito interessante: grande autonomia em função da utilização de gasolina e de depósito suplementar de GPL.


VW e-up - ECOLÓGICO DO ANO
Pequeno elétrico da marca alemã ganhou na categoria dos automóveis com zero emissões de CO2.


Nissan Qashqai - FAMILIAR DO ANO
Lutou pela vitória absoluta e foi o mais votado numa das categorias com mais propostas a concurso este ano.


Seat Leon X-Perience -  CROSSOVER DO ANO
Depois da vitória do ano passado, o Leon voltou a reunir preferências. Agora na versão com tração integral.


Audi TT Coupé - DESPORTIVO DO ANO
Personalidade, estética apelativa e um surpreendente diesel com garra e números interessantes nos consumos.


Renault Twingo - CITADINO DO ANO
Regresso auspicioso do pequeno modelo da Renault, numa das classes com mais candidatos. Tem motor traseiro.
Fonte: aqui


Grupo VW/Audi em grande
Excetuando o Nissan Qashqai e o Renault Twingo, todos os premiados em Portugal pertencem ao Grupo VW/Audi.
Elucidativo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.