quarta-feira, 14 de novembro de 2007

"QUERO COMUNICAR-LHES QUE VOU PARA O SEMINÁRIO"

Dois irmãos. O mais velho concluiu o 9º e não não quis estudar mais, embora fosse um aluno razoável. Durante algum tempo, trabalhou nas obras com o pai. O mais novo concluiu o seu curso universitário e seguiu o seu rumo no mundo do trabalho.
Eram jovens normais. Como os da sua idade, gostavam das saídas à noite, namoravam, tinham o seu grupo de amigos, gostavam das suas borguitas...

Um dia, para estranheza e incómodo dos pais, o mais novo disse à mãe: "Quero ser padre." Um abalo sísmico abatera-se sobre aquela família. Os pais, embora se dissessem cristãos, não ligavam grande coisa à religião. Ambos sonhavam já com os netinhos que haveriam de encher de encanto a sua reforma.
Mas o que é que acontecera? No trabalho, um amigo cristão convidara-o para participar num convívio fraterno. Aceitara, mais para agradar ao amigo do que por convicção. Fora para ver... Ficou marcado. Este encontro com Cristo seduziu-o completamente. De tal maneira que começou a colocar o problema da vocação sacerdotal. E surgiram as longas conversas com um dos sacerdotes que estivera nesse convívio. A luzinha foi brilhando cada vez com mais intensidade e encheu-lhe toda a alma. Sabia agora o que queria. Pediu a sua entrada no Seminário, tendo feito seguidamente uma experiência de pré-seminário. Estava completamente feliz e decidido. Entregaria a sua vida a Cristo para um serviço de Igreja aos irmãos.
Nem tudo fora fácil. Custara imenso dizer à namorada, deixar aquele grande amor de alguns anos. Fora difícil comunicar aos pais e arcar com a trovoada paterna. Foi custoso desenraizar-se de hábitos sociais e mergulhar noutra dinâmica. Mas subia a custo ao encontro d'Aquele que o seduzia, experimentando uma paz e alegria imensas. Está agora a acabar o seu curso de Teologia.

O irmão mais velho voltara à escola para fazer como trabalhador/estudante o secundário nocturno. Os pais admiraram-se com esta decisão, mas apoiaram-na claramente. Também ele queria entrar no Seminário. As conversas com o irmão, o testemunho deste, a sua alegria de viver mexeram com ele. Não diria nada em casa para não provocar hecatombes. Mais tarde falaria.
Não fora nada fácil aquele regresso aos estudos. Trabalhar e estudar, privar-se de borgas, menos tempo para a namorada... foi bem difícil. A tentação de desistir foi fortíssima. Mas aguentou, apoiada na amizade do seu irmão mais novo seminarista. Acabara o 12º ano. Estava pronto para entrar no Seminário. E comunicar aos pais? Estudou todas as maneiras possíveis, mas parecia que nada dava certo. Um dia, à refeição, dispara: "- Os pais não querem que eu seja feliz?" Boquiabertos com a imprevista pergunta, responderam que sim, que era o que mais queriam. "Então quero comunicar-lhes que vou para o Seminário." A mãe desmaiou e o pai irrompeu num ralho colérico de fazer parar um comboio. Podia lá ser! Logo os dois!? Se já um era um tormento... E os netos? Para que trabalharam eles uma vida!?
Aguentou a tempestade. Outra não menos forte viria. Ouviu coisas que jamais esperaria ouvir da namorada. Mas estava decidido. Ferido mas não vencido, seguiria Cristo com total disponibilidade. Sabia claramente que o Senhor o chamava. Está agora em Teologia. Feliz como nunca.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.