sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Mãos que não dais, o que é que esperais?

Há muitos anos, em determinada diocese, um grupo de cristãos, representativo de certa paróquia, dirigiu-se ao Bispo para lhe pedir um pároco próprio. Invocaram todas as razões que relevaram de conclusivas para o Prelado lhes dar um sacerdote. O Bispo ouviu, ouviu e, por fim, perguntou-lhes:
- Quantos sacerdotes deu a vossa paróquia à diocese?
Uma vaga de silencia percorreu aquelas pessoas que se entreolharam surpresas. Então o Bispo insistiu:
- Estão aqui casais. Já falastes da vocação sacerdotal aos vossos filhos? Que tendes feito nesse sentido?
Uma mãe então levanta a voz e responde:
- Senhor Bispo, só tenho um filho. O senhor queria que ele fosse padre? Não acha que tenho direito a ter amanhã os meus netinhos?
É esta ilógica que nos comanda. Pedimos tudo aos outros, mas não nos sentimos na obrigação de dar nada à comunidade. A quem assim pensa e age responde o velho ditado popular: “Mãos que não dais, o que é que esperais?”
Sempre, mas particularmente nesta semana, procuremos rezar pelas vocações sacerdotais. Que as famílias sejam escolas de discernimento vocacional e acolham na alegria o dom da vocação. Que as paróquias e a diocese promovam uma séria, persistente e estruturada pastoral vocacional. Que os seminários formem os padres que o presente e o futuro reclamam. Padres apaixonados por Deus e dedicados ao homem. Que os jovens vocacionados respondam à mensagem que Deus deixou no telemóvel do seu coração. Fazer delete é deitar fora a oportunidade de ser feliz, pois cada um só é feliz quando segue a vocação que Deus lhe deu.
Depois, acolhamos, apoiemos, acarinhemos as vocações. Também através da partilha de bens, sem os quais a diocese não pode formar os padres que as comunidades precisam.

4 comentários:

  1. Sr. Padre Carlos, sou director de uma associação desportiva da freguesia, e gostaria de exclarecer algumas coisas.
    1.º A pergunta da sondagem está mal feita, pois o que queria dizer era se concorda que existam 2 equipas séniores de futebol na Freguesia.
    2.ºPois porque não tem conhecimento, neste momento não são duas inscritas na AF Viseu mas três. O Arguedeira, O Tarouquense e O Ginásio Clube de Tarouca.
    A Arguedeira tem 5 Equipas, 3 de Futebol e 2 de Futsal. O Tarouca Mantem só uma inscrita na Af. E o ginásio tem 2.º inscritas ambas de Futsal.
    - O Tarouquense nasceu em 1969
    - O Arguedeira em 1975
    -O Ginásio em 1982
    São três importantes associaçães, necessárias ao nosso concelho e freguesia, nem que seja pelos anos que já têm.
    Se me perguntar qual das três está a fazer o melhor tarbalho, Sem sombra de Ponho duas associações no mesmo patamar alto- O Arguedeira e o Ginásio.

    ResponderEliminar
  2. Sou adepto do Tarouquense, já se viu que o 1.º comentário é de um director do Arguedeira, e até concordo com ele.
    São das três associações mais antigas do concelho. Nem se questiona a importancia delas, nos mais diversos sentidos. Até no que quem está a fazer melhor trabalho concordo, pois é meu entender que o Tarouca deveria ter camadas jovens. Mas tambem é meu entender que o Arguedeira perdeu a grande oportunidade de ser um clube grande, investindo tudo naquela grande equipa de Futsal, que honrou este concelho nos nacionais. Agora acabar com associações com a história destas três seria a maior tristeza para o concelho. Têm é que ser apoiadas. E que o meu tarouca suba e faça camadas jovens.
    Força Tarouquense.
    Só uma piada: O que iria fazer o Melo e a Carla.E aquela rivalidade saudável, entre nós adeptos? Até acho que se o Arguedeira acaba-se o tarouquense acababa logo a seguir ou vice versa.
    Parabens pelo blog, ele faz-nos bem. Nunca desista de escrever.
    Força o movimento associativo.

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado pela sua presença.
    Viva o associativismo!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.